Comissão de 26 membros eleitos tem como objetivo promover a prevenção de acidentes e de doenças no ambiente de trabalho

 

Os 26 integrantes eleitos para a gestão 2018/2019 da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Prefeitura de Suzano foram empossados na manhã desta segunda-feira (28/05), no anfiteatro do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe). Durante o evento foram apresentadas algumas conquistas garantidas no último ano e também elencados os desafios e as metas que o grupo terá pela frente. O objetivo da comissão é promover a prevenção de acidentes e de doenças no ambiente laboral, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do servidor.

 

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Cipa e diretor da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, César Braga, e contou com as presenças do prefeito Rodrigo Ashiuchi, da secretária municipal de Administração, Cintia Renata Lira da Silva, e de servidores de várias repartições. Cada um dos “cipeiros”, como são comumente chamados, recebeu certificado por compor a nova gestão e colete de identificação. Também houve homenagens a membros que tiveram participação assídua nas reuniões e aos palestrantes que se apresentaram durante toda a última gestão.

 

“A diferença na comparação com a iniciativa privada é que a Cipa da prefeitura precisa olhar para o público interno e também para o externo. Ações e omissões impactam o servidor e causam reflexos na população. E isso nos demanda bastante”, afirmou o presidente da comissão. Foram lembradas ainda as principais conquistas do último ano: aquisição de colete de identificação; melhor localização das informações da Cipa no site da Prefeitura de Suzano; disponibilização de um local físico e de uma secretária; realização de intervenções e investigações; agendamento de veículos para transporte dos membros; e presidência atuante.

 

Para Cintia Renata, essa evolução da participação da Cipa na vida dos servidores se deve a uma gestão municipal com visão mais humana de valorizar quem ajuda o município a obter conquistas. “A Cipa não tem que ser só corretiva, mas, principalmente, preventiva. Por isso é preciso estrutura que garanta uma atuação eficaz. Os ‘cipeiros’ fazem esse trabalho por amor, não por estabilidade, porque eles, como servidores públicos que são, já a têm naturalmente”, disse. A secretária de Administração ainda destacou a contratação de uma empresa de medicina ocupacional no início do ano e contou que uniformes serão garantidos em breve para funcionários de alguns setores, bem como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

 

O prefeito elogiou o envolvimento e a dedicação dos integrantes e os classificou como pessoas preocupadas com os seus colegas de trabalho e com as condições onde eles atuam. “Conseguimos várias conquistas para a Cipa, mas muita coisa ainda precisa ser feita e melhorada, e o que depender de nós será feito. Se o servidor é bem tratado e há qualidade e segurança no local do seu trabalho, tudo o mais do lado de fora vai bem. Ou seja, a população também ganha. Meu objetivo é estar com todos, quero ser um parceiro. O que precisarem falar, cobrar e denunciar, estaremos à disposição”, comentou Ashiuchi.

 

 

Crédito das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.