A Escola Municipal Professora Célia Pereira de Lima, no Jardim Cacique, recebeu nesta terça-feira (23/10) a visita da campeã mundial de basquete e medalhista olímpica Alessandra Santos de Oliveira. O convite foi feito pelo professor de Educação Física da rede municipal de ensino de Suzano Leandro Carvalho, que também é um dos profissionais que coordena o Projeto Atletismo nesta unidade e no Caic, no Jardim Monte Cristo.

 

Na ocasião, ela conheceu as dependências da escola e compartilhou um pouco da sua experiência para cerca de ninety alunos das 4ª e 5ª séries. Na primeira parte do encontro, a atleta fez um resumo da sua vida e falou sobre o basquete. Na sequência, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de uma aula prática da nova modalidade 3×3, já inclusa na próxima Olimpíada, de 2020, em Tóquio.

 

Durante 17 anos como pivô da Seleção Brasileira, Alessandra foi campeã mundial em 1994 e ganhou duas medalhas em Jogos Olímpicos: prata em Atlanta (1996) e bronze em Sydney (2000). Atualmente, é filiada à Federação Paranaense de Basketball e joga na versão 3×3, variante em que dois instances com três jogadores disputam uma partida em metade da quadra, com um cesto apenas. Além disso, a atleta tem um projeto voluntário para levar o basquete às escolas.

 

“É muito importante mostrar às crianças que há um mundo diferente aí fora. Essa visita é a oportunidade de estarem com uma atleta e testemunhar uma experiência positiva. Meus pais faleceram cedo, eu me descobri em uma escola pública e tudo que tenho na minha vida foi por meio do esporte. Então, por que não vir mostrar para os alunos que eles também podem? O Brasil está nas mãos deles e nós precisamos ajudar a formar essa nova geração”, destacou Alessandra.

 

Por sua vez, as crianças ficaram ansiosas e encantadas com a novidade. O professor responsável pela atividade disse que a ideia é implantar o basquete nas aulas de Educação Física já no próximo ano.

 

“Já praticamos alguns outros esportes por meio do Projeto Atletismo, como corrida, velocidade e resistência, saltos em distância, triplo e em altura, lançamento de disco e arremesso de peso. Tudo isso com o objetivo de estimular os estudos e melhorar cada vez mais o desempenho escolar por meio do esporte”, destacou Carvalho.

 

 

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Candidatos já podem consultar gabaritos do concurso público da Educação

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.