A Secretaria de Segurança Cidadã de Suzano realizou na noite desta segunda-feira (22/10) a formatura de nove agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) que irão compor a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), considerada o pelotão de elite da corporação. Todos eles receberam os braçais que os identificam como integrantes deste grupamento e partir desta terça-feira (23/10) já começarão a atuar na nova função. A solenidade ocorreu no plenário da Câmara de Suzano e contou com a participação de membros da GCM de Ribeirão Pires, responsáveis pelo intenso treinamento que receberam durante ninety dias.

 

Estiveram presentes no evento o prefeito Rodrigo Ashiuchi; o chefe de Gabinete, Afranio Evaristo, o assessor especial da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, Jefferson Ferreira dos Santos; o comandante da GCM, Sérgio de Assis Andrade; a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Rosemary Caxito, e os parlamentares Rogério Gomes do Nascimento, Neusa dos Santos Oliveira, Lisandro Frederico e Gerice Lione.

 

Ao todo, são sete guardas masculinos e duas femininas formados – agentes de 1ª Classe Eduardo Prado, Wesley Dias Ferreira, Rodrigo Kanashiro, Thiago Jesus dos Santos, Anderson Martins dos Santos e Vanusa Santos, bem como os de 3ª Classe Bruna Mendes, Robson Feitosa e Ricardo Marinho.

No curso pelo qual passaram, que terminou na última semana, eles receberam várias instruções, como Noções Básicas de Controle de Distúrbios Civis (CDC), Patrulhamento Tático, Defesa Pessoal, Direitos Humanos e Educação Física. De acordo com o assessor especial da pasta, o grupamento especializado terá como foco o combate à criminalidade, o patrulhamento preventivo e planejado, a proteção dos espaços públicos e o apoio a eventos em geral, e contará com uma viatura própria para isso.

 

“Eles estão aptos a utilizar equipamentos e armas letais e não letais, como bombas de efeito ethical e de gás lacrimogênio, por exemplo. Não são todos que encaram esse tipo de formação de agente de elite. Cada um escolheu participar, é uma vocação. Os integrantes da ROMU começarão a atuar já nesta terça-feira (23/10), em horários diferenciados dos demais e estarão sempre em prontidão para servir e proteger em todas as situações em que forem necessários”, destacou.

 

A criação deste grupamento foi uma iniciativa da Prefeitura de Suzano, pois depende de cada município instituir o seu. “Nossa linha é de investir na GCM para que seja sempre aprimorada e esteja preparada para atuar da maneira como se espera. A expectativa é de que Suzano venha a servir de exemplo e a inspirar outras cidades a fazerem o mesmo”, complementou Santos.

 

O prefeito Rodrigo Ashiuchi parabenizou os agentes da ROMU e destacou os avanços no setor. “Estamos dando uma atenção especial e investindo forte na nossa GCM. São novos equipamentos, novas viaturas, armamento e formação dos guardas. Sem dúvida, os agentes da ROMU serão um incremento e tanto nas ações de preservação do patrimônio municipal e também para inibir a prática de delitos. Além disso tudo, teremos em breve a Central de Monitoramento, que está sendo implantada no Paço Municipal e receberá imagens captadas por câmeras em toda a cidade. Assim, poderemos ajudar a proporcionar uma sensação de segurança cada vez maior ao cidadão”, comentou.

 

 

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Prefeitura de Suzano promove ações para celebrar o Dia do Servidor Público

3 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.