Alunos de escola municipal prestam homenagem a vítimas de massacre

0
280

A Escola Municipal Professora Célia Pereira de Lima, localizada no Jardim Cacique, realizou nesta quarta-feira (20/03) uma homenagem aos estudantes, familiares, educadores e funcionários da Escola Estadual Professor Raul Brasil. Somente no período da manhã participaram cerca de 250 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, profissionais da unidade e parentes. Outro ato foi realizado na parte da tarde.

A homenagem teve início com um minuto de silêncio. As crianças pintaram a palavra “Paz” no pátio próximo à quadra e em volta dela cantaram as músicas “Dias Melhores” e “Espalhe o Amor”, como forma de manifestar a solidariedade a todas as vítimas do massacre da última quarta-feira (13/03), que resultou na morte de dez pessoas e deixou mais de 20 feridos.

Ao final, foram lidas poesias escritas por alunos do 5º ano que levavam mensagens de paz. Além disso, em um ato simbólico, os participantes soltaram balões brancos que representavam as vítimas fatais do ataque e os nomes de cada uma delas eram chamados, ao que os demais respondiam na sequência: “presente”.

Durante esta semana, em sala de aula, os professores trabalharam sobre o caso com as crianças. Em sua fala, a diretora interina Narani Fadul Antoniadis fez um apelo também aos pais presentes: “Vamos trabalhar em casa uma cultura de paz. Percebam os possíveis sinais em seus filhos e os acolham. A segurança está na educação, dentro de nós, e não em muros altos e alarmes”.


Muitos familiares estiveram presentes para prestigiar a homenagem. A aposentada Roseli Xavier Dezote é avó de um dos alunos do 3º ano e estava muito emocionada. “Tudo isso é muito triste. Eu cuido do meu neto durante o dia porque os pais trabalham. A gente se coloca no lugar dessas famílias e não resiste. Este é um ato de extrema importância para reflexão e consciência”, disse.

 

 

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Deixe uma resposta