Mais de 174 kg de palmito juçara foram apreendidos durante um patrulhamento, neste sábado (16), em Cajati, no interior de São Paulo. Cerca de 500 frascos e 509 unidades do palmito in natura foram encontrados na casa de um agricultor de 39 anos, que foi preso em flagrante.
De acordo com a Polícia Militar Ambiental, o estoque foi descoberto durante um patrulhamento no bairro Lavras. A equipe chegou na rua das Palmeiras e avistou uma grande quantidade de palmito juçara no lado de fora de uma casa.
Palmito foi encontrado na casa de um agricultor, em Cajati — Foto: Divulgação/Polícia Ambiental
Os policiais descobriram que o agricultor, que morava na casa, escondia dentro da residência 409 vidros de 300 gramas de palmito cada, somando 122.700 kg, e também 84 vidros de 500 gramas totalizando 42 kg de palmito. No local, os policias também encontraram 9,9 kg do alimento picado a granel e 509 unidades in natura. A equipe da Polícia Ambiental também achou caixas de palmito industrializado.
Ao ser questionado pelos policiais, o homem admitiu que não tinha autorização para exercer a atividade. Todo o palmito e os objetos foram aprendidos pela Polícia Ambiental com o apoio da Força Tática. O proprietário foi preso e levado para a Delegacia de Polícia de Cajati, onde foi registrada a ocorrência.
O palmito juçara é característico da Mata Atlântica, mas está ameaçado de extinção. Por isso, a extração é ilegal. Além da autuação, com multa de R$ 11 mil, a pena pelo crime ambiental pode chegar a cinco anos de prisão.
Palmito e materiais foram apreendidos pela Polícia Ambiental, em Cajati — Foto: Divulgação/Polícia Ambiental
1 comentário
Pingback: Cajati (SP) vai contratar empresa para instalar pontos de ônibus e de táxis – Grupo Folha 12 – Suzano TV