Ilha Comprida- Entre os meses de dezembro de 2018 e fevereiro deste ano, 120 cicloturistas de diversas partes do país e da Argentina completaram os 180 km do Circuito Lagamar SP de Cicloturismo e receberam os certificados de conclusão do trajeto, a exemplo do que acontece em roteiros europeus. De acordo com a Divisão Municipal de Turismo da Ilha, a atividade cresce cerca de 15% a cada ano e atrai cicloturistas em todas as épocas do ano.
“Oferecemos kits com guias , informações e passaportes para o fortalecimento do cicloturismo porque entendemos que a atividade se encaixa com perfeição à vocação ambiental do município.”, afirmou a diretora da Divisão , Christine Hudson. Destinado a iniciantes, mas atrativo também para cicloturistas experientes, o Circuito pode ser feito entre três e cinco dias.
O Circuito parte da Ilha Comprida, onde os cicloturistas recebem um kit com passaporte, guia do trajeto e todas as informações necessárias para o percurso. A caderneta será carimbada pelos estabelecimentos participantes das cinco cidades da rota. Com 176 km, o circuito é subdividido em cinco trechos: trecho 1 ( 6 km – Ilha Comprida e Iguape) ; trecho 2 ( 46 km – Iguape e Pariquera-Açu); trecho 3 ( 14 km – Pariquera-Açu e Jacupiranga); trecho 4 ( 45 km Jacupiranga-Cananeia) e trecho 5 ( 65 km- Cananeia-Ilha Comprida).
Ao final do trajeto, o turista recebe um certificado comprovando que completou o circuito. “Recebemos muitos elogios dos cicloturistas porque o circuito reúne praias, cachoeiras, lagoas, história e belas paisagens. Eles vêm especialmente de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e , ultimamente, da Argentina”, destaca Taicoh Richard, da Divisão de Turismo. O Circuito parte e retorna da Ilha.
Para fazer o Circuito
– Guia disponível para download na home da página do município : www.ilhacomprida.sp.gov.br
– Passaporte e mais informações na Central de Atenção ao Turismo (CAT)- Av. Copacabana, 60, Boqueirão – Tel: ( 13) 3842 2186
– Informações : Divisão Municipal de Turismo da Ilha (13) 3842 7028