O Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi recebeu nesta segunda-feira (19/03) o primeiro dia de atividades da Semana do Artesão. A iniciativa é uma ação da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego. A expectativa é que mais de cem artesãos, previamente inscritos, participem de palestras e workshops durante toda semana.
O evento, considerado inédito na cidade, foi prestigiado pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi, pela presidente do Fundo Social de Solidariedade e dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, e pelos secretários Gerado Garippo (Cultura) e André Loducca (Desenvolvimento Econômico), além de artesãos e representantes da sociedade civil organizada.
Durante a abertura da programação, Larissa destacou a importância da capacitação dos artistas e parabenizou os participantes pelo Dia do Artesão, comemorado nesta terça-feira (19/03). “Teremos palestrantes de peso para a formação dos artistas suzanenses e continuamos na luta pela valorização deste trabalho que sou fã”, disse.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Geraldo Garippo, é fundamental a oportunidade de troca de experiências entre os participantes, o respeito à diversidade e a compreensão social da atividade exercida pelos artesãos. “O artesanato é essencial para a identidade de um país porque é pela arte que reconhecemos nossa origem e nossa soberania”, pontuou. Já o chefe da pasta de Desenvolvimento Econômico, André Loducca, destacou a integração entre as pastas municipais e a importância da geração de renda e emprego por meio do trabalho artesão.
Em seu discurso, o prefeito de Suzano ressaltou a importância da união entre as pessoas neste momento sensível na cidade, após o ataque à Escola Estadual Professor Raul Brasil, na semana passada. “Estamos passando por uma reconstrução e temos ações que precisamos colocar em prática, por isso continuamos com a agenda da Semana do Artesão. Eu vejo o esforço de cada um, a cada feira de exposição e em cada peça. Não é apenas produção e venda, é expressão artística e a força de uma comunidade por trás de cada obra”, disse Ashiuchi ao relembrar também a arte como ferramenta de tratamento contra a tristeza e a depressão, bem como o esporte e demais atividades de lazer que o município disponibiliza.
SERVIÇO
Semana do Artesão
Data: De 19 de março até 22 de março
Horário: A partir das 9h30
Local: Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi
Endereço: Rua Benjamin Constant, 682 – centro
PROGRAMAÇÃO
20 de março (quarta-feira)
9h30 – palestra “Decoração feito a mão para quartos de bebês”
14h30 – palestra “Associação de Artesãos”
16h – workshop “Feltro”
19h – palestra “Comunicação visual e postura do artesão”
21 de março (quinta-feira)
9h30 – palestra “Uma vida animada com o artesanato”
14h30 – palestra “Artesanato hobby ou negócio”.
16h – workshop “Crochê de malha”
19h – palestra “Artesanato de raízes”
22 de março (sexta-feira)
9h30 – palestra “Pintura em tecido ainda está em alta?”
14h30 – palestra “Artesanato e Design”
16h – workshop “Estamparia em tecido”
17h – demonstração de pintura Bauernmalerei
19h – palestra “Desenvolvendo trabalhos em comunidades”
Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano