Suzano recebe formação em educação inclusiva pelo projeto ‘Diversa Presencial’

0
294

A Secretaria Municipal de Educação firmou uma parceria para o projeto “Diversa Presencial”, desenvolvido pelo Instituto Rodrigo Mendes com apoio da Fundação Volkswagen. Suzano é uma das cinco cidades selecionadas e um dos requisitos foi ter a educação inclusiva como uma de suas prioridades.

 

Trata-se de uma iniciativa que oferece formação para educadores de sala de aula comum, professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), gestores escolares e equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, que estejam envolvidos com o processo de escolarização de estudantes público-alvo da educação especial.

 

A formação será realizada por meio de dez encontros quinzenais no Instituto Singularidade, em São Paulo. A primeira reunião aconteceu no dia 9 de abril e a última está programada para 10 de setembro. Ao todo, nove profissionais da Educação de todas as regiões de Suzano representam a cidade e serão multiplicadores do novo conteúdo para a rede municipal de ensino. Outros quatro municípios também vão fazer parte desta formação: Taubaté, Guarujá, São Roque e Santa Branca.

 

De acordo com a Secretaria de Educação de Suzano, nesses encontros, os representantes das cidades apresentam situações de sala de aula comum e do atendimento educacional especializado que consideram desafiadoras. Além disso, discussões e estratégias são elaboradas com o grupo, reforçando o caráter participativo da formação e posteriormente colocadas em prática.

 

A unidade escolhida para representar Suzano foi a Escola Municipal Antônio Marques Figueira, em razão do número elevado de matrículas de alunos com deficiência. “Apresentaremos um caso de inclusão desafiador que será discutido nos encontros. Desta escola estão participando o diretor, professor de sala de aula comum e professor do atendimento educacional especializado que acompanham e atendem o aluno em questão”, explicou o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini.

 

 

Crédito das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano e Divulgação/Secop Suzano

 

Deixe uma resposta