A campanha de vacinação contra a gripe começou em Ferraz de Vasconcelos no dia 10 de abril. O município tem a meta de vacinar 45,7 mil pessoas. O Dia D ocorre no dia 4 de maio e a campanha termina no dia 31 de maio.
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário, sendo: pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a seis anos de idade, trabalhadores da área de saúde, professores das redes pública e privada, mulheres gestantes e puérperas, indígenas, pessoas privadas de liberdade (incluindo adolescentes cumprindo medidas socioeducativas), profissionais do sistema prisional e
portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da influenza. Na cidade, 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) oferecem a dose.
Em Ferraz, do início da campanha até o dia 19 de abril, os grupos prioritários estão sendo as crianças de 6 meses e menores de 6 anos e gestantes. A partir do dia 22 de abril até o encerramento da campanha serão vacinados todos os grupos prioritários. No dia 4 de maio, a vacinação será aberta para todos os públicos em 12 UBSs e em mais três postos volantes que estarão instalados em duas lojas de redes atacadistas da cidade, sendo uma na Avenida Governador Jânio Quadros, 51, no Parque Dourado, e outra na Avenida Presidente Tancredo Neves, altura do número 2.800, no Núcleo Itaim, e outro posto volante em um supermercado localizado na Rua Gilda, 153, na Vila do Americano.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão vinculado a Secretaria Municipal de Saúde, a dose este ano irá prevenir contra a o influenza A, nas variações H1N1 e H3N2, e influenza B.
O prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, destacada a expectativa positiva de atingir os públicos-alvos. “A gente espera que a população procure e aproveite a oferta nos postos e ainda no Dia D, que possibilitará a aplicação da dose em pessoas que trabalham durante a semana e não conseguem chegar a tempo em um posto de saúde. Nossa expectativa é boa e pedimos para que os ferrazenses não percam os prazos para imunização”, ressaltou o chefe do Executivo ferrazense.