Projeto expõe trajetórias profissionais de ex-alunos e incentiva estudantes com oficinas e apresentações

A Escola Municipal Ruy Ferreira Guimarães, no Jardim São Bernardino, recebeu nesta sexta-feira (03/05) a quinta edição do projeto “Educa+Ação”, que expõe as trajetórias profissionais deex-alunos e incentiva estudantes do 5º ano. Nove voluntários integram a atividade apresentando carreiras nas áreas de teatro, comunicação, empreendedorismo e música, por exemplo. As crianças ainda participarão de oficinas e devem elaborar apresentações até o fim do ano.

De acordo com a direção da escola, o projeto próprio visa uma educação pública de qualidade, a fim de ampliar a visão de mundo dos alunos e a perspectiva de futuro. Os educadores voluntários, que foram estudantes de escolas públicas e moradores de periferia, hoje atuam em diversos setores. A coordenadora pedagógica da unidade, Eliana Alves de Santana, explicou que os estudantes do 5º ano foram recepcionados pelos voluntários nesta manhã especial para um diálogo sobre os desafios de cada profissão que escolheram seguir.

Posteriormente, ao longo do ano, as crianças se inscrevem nas oficinas de interesse para aprenderem mais sobre o ofício. Nas edições anteriores, os alunos tiveram oportunidade de conhecer técnicas teatrais, produção de texto jornalístico, fotografia e robótica, por exemplo. A partir deste conhecimento, os alunos elaboram peças, apresentações e exposições.

Eliana destacou que a iniciativa parte de uma colaboração de um grupo de ex-alunos. “Fizemos o primeiro contato, em 2015, e agora os voluntários se organizam, traçam perfis e preenchem fichas daqueles que participam do projeto. A ação reforça os sonhos dessas crianças, fazendo com que não se percam, trazendo maior expectativa e elevando a autoestima a partir das produções”, disse.

Segundo a coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Educação, Rafaela Rodrigues, a atividade incentiva os alunos a seguirem nos estudos, sendo que a ação é voltada aos estudantes do 5º ano porque é o último período deles em uma escola municipal.

Crédito das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano

Deixe uma resposta