Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte (MG), é o novo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CBBB). O religioso tomou posse na manhã desta sexta-feira (10) em uma missa no Santuário Nacional em Aparecida (SP).

A celebração ocorreu no encerramento da Assembleia Geral dos Bispos, que começou no último dia 1º, e discute os rumos da Igreja Católica no Brasil. Na missa de posse, o arcebispo também celebrou seu aniversário de 21 anos de ordenação episcospal.

Dom Walmor assume o cargo pelos próximos quatro anos, no lugar do cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília.

Assembleia Geral dos Bispos do Brasil terminou nesta sexta-feira (1º) — Foto:  Ivan Simas/Santuário NacionalAssembleia Geral dos Bispos do Brasil terminou nesta sexta-feira (1º) — Foto:  Ivan Simas/Santuário Nacional

Assembleia Geral dos Bispos do Brasil terminou nesta sexta-feira (1º) — Foto: Ivan Simas/Santuário Nacional

Trajetória

Dom Walmor nasceu em Cocos, interior da Bahia. Filho de João Augusto de Azevedo e Maria Conceição Oliveira de Azevedo, ele teve quatro irmãos. Ainda criança, aprendeu, em família, os fundamentos da fé cristã. Cursou Filosofia e Teologia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora (MG); fez mestrado em Ciências Bíblicas no Pontifício Instituto Bíblico (Roma, Itália) e doutorado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma, Itália)

Em 1998, Dom Walmor foi nomeado como bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, por João Paulo II. Seis anos depois, dom Walmor foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte por São João Paulo II. Iniciou seu ministério na capital mineira no dia 26 de março de 2004.

Em outubro de 2008, foi escolhido para ser um dos quatro representantes do Brasil na XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em Roma.

Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o Arcebispo presidiu a Comissão para a Doutrina da Fé durante os exercícios 2003 a 2007 e de 2007 a 2011, com importante contribuição na nova tradução da Bíblia da CNBB. Também exerceu a presidência do Regional Leste II da CNBB – Minas Gerais e Espírito Santo.

Deixe uma resposta