Os 26 integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Prefeitura de Suzano iniciaram nesta terça-feira (14/05) o Curso de Formação de Cipeiros (CFC), promovido pela Secretaria Municipal de Administração e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os encontros serão realizados até quinta-feira (16/05) no anfiteatro Orlando Digenova, localizado no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi.
Participaram os 13 membros indicados pela Prefeitura de Suzano e os demais eleitos pelo voto direto internamente. O grupo é responsável pela prevenção e primeiro atendimento de casos de acidentes de trabalho.
A capacitação tem duração de aproximadamente 20 horas. Envolve temas como normas da Cipa, prevenção e combate a incêndios, cuidados com acidentes envolvendo materiais biológicos e atendimento pré-hospitalar. Com a conclusão dos trabalhos de qualificação, os novos integrantes tomarão posse de suas atribuições no próximo dia 28 (terça-feira), no mesmo local.
A Cipa pretende realizar encontros mensais no Cineteatro Wilma Bentivegna. A previsão é de que as reuniões ordinárias ocorram na segunda sexta-feira de cada mês, seguidas de palestras voltadas para o aprimoramento dos padrões de segurança.
Segundo a secretária de Administração de Suzano, Cíntia Renata Lira, o empenho da Cipa nos protocolos de prevenção de acidentes tem como principal objetivo atender tanto funcionários quanto a população. “Um ambiente mais seguro é mais eficiente, mais produtivo e mais atencioso às necessidades dos suzanenses”, reiterou.
Crédito das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano