As aulas gratuitas de sumô oferecidas pela Prefeitura de Suzano foram expandidas e chegaram à região norte do município. Agora, o projeto “Lutas como Forma de Educação”, da Secretaria de Educação, está presente na Escola Municipal Professor Ruy Ferreira Guimarães, no Jardim São Bernardino, e já tem 140 estudantes inscritos.

 

Atualmente, há ainda mais cem alunos que fazem parte do projeto“Sumô Mania”, que é promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer de Suzano em quatro Escolas Municipais: Professor Manoel Vicente Ferreira Filho, na Vila Helena; Abrão Salomão Domingues, no Tabamarajoara; Augustinha Raphaela Maida Molteni, no Jardim Natal; e Professora Monica Sonia Franco Pinheiro Maida, na Chácara Sete Cruzes.

 

O projeto na região norte recebeu 140 inscrições e tem até lista de espera. Ao todo, são nove turmas formadas, em média, por 15 alunos cada uma. As aulas tiveram início há três semanas e têm o comando da professora Luciana Watanabe, que é coordenadora do projeto “Lutas Como Forma de Educação”. O curso oferecido aos alunos da unidade do Jardim São Bernardino ocorre de segunda a sexta-feira e cada turma tem aula uma vez por semana durante uma hora e meia.

 

O projeto “Lutas como Forma de Educação” existe desde 2013 e surgiu como uma maneira de divulgar as regras e incentivar a prática do sumô entre as crianças na rede municipal de ensino.“Faz tempo que queríamos levar o projeto para outra região da cidade. Houve procura e uma grande aceitação pela direção e pelos alunos. Tanto que as vagas estão esgotadas. É muito gratificante saber que o interesse pelo sumô aumenta cada vez mais”, disse Luciana, que nos últimos anos chegou a revelar atletas que representam a cidade em competições oficiais no Brasil e no exterior.

 

 

Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano

Deixe uma resposta