O Centro Dia do Idoso Joaquim Pinto Filho, construído pela Prefeitura de Suzano no bairro Cidade Boa Vista, iniciará os trabalhos de atendimento das primeiras pessoas já cadastradas nesta segunda-feira (15/07). Uma cerimônia realizada na manhã deste sábado (13/07) marcou a inauguração do novo equipamento público, que terá gestão da Associação Assistencial à Mulher, ao Adolescente e à Criança Esperança (Aamae), com subsídio e acompanhamento da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

 

A unidade terá capacidade para prestar serviços para até 50 idosos, por meio de atividades psicossociais, físicas, culturais e de socialização. Até o momento, 20% das vagas foram referenciadas e um mapeamento está sendo realizado para a complementação por meio do Centro de Referência em Assistência Social (Creas).

 

Os profissionais que atuarão com os beneficiados, de segunda a sexta-feira, são pedagogos, assistentes sociais, educadores físicos, psicólogos, entre outros. “Vamos trabalhar com foco na inclusão e no rompimento da vulnerabilidade social dessas pessoas, estimulando o empoderamento e o envolvimento de suas famílias e da comunidade”, explicou a presidente da Aamae, Silvia Rangel, que nomeou Eudite Dias como coordenadora do local.

 

O público-alvo é de pessoas com mais de 60 anos semidependentes e que tenham laudo médico atestando essa condição. Mais informações podem ser obtidas no Creas de Suzano, que fica na rua General Francisco Glicério, 1.410, no centro da cidade. O telefone para contato é (11) 4743-2588.

 

Este é 9º Centro Dia do Idoso inaugurado nos últimos seis meses a partir de parceria entre o governo do Estado e os municípios, por meio do Programa São Paulo Amigo do Idoso. O imóvel tem 520 m² de área construída e conta com dormitórios, varandas, cozinha, salas de atendimento, salão de atividades, ambulatório e uma área externa destinada à horta comunitária e com academia ao ar livre.O investimento total foi de R$ 893,9 mil, sendo R$ 500 mil do governo estadual e o restante do município. 

 

“A entrega deste equipamento público demonstra a importância e a relevância que Suzano dá para o tema dos idosos. Que bom que a cidade tem um prefeito sensibilizado e preocupado com esse assunto. A relação entre Estado e município deve ser de duas mãos, com ambos muito próximos um do outro, e é isso que tem acontecido aqui”, destacou a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Célia Parnes.

 

Antes do descerramento das placas e da fita inaugural da unidade, que fica na rua Tito Prates, 475, a representante do governador João Doria entregou ao prefeito Rodrigo Ashiuchi uma certificação da primeira etapa cumprida por Suzano para obtenção do Selo Município Amigo do Idoso.

 

“O nosso governo está atento a essa questão desde o início, tanto que desenvolvemos ações para este público, como a criação do Centro de Convivência da Melhor Idade Maria Picoletti. O Centro Dia do Idoso vem se somar a esse trabalho, com o objetivo de promover qualidade de vida e um novo ânimo às pessoas com mais de 60 anos que necessitam do Poder Público, por meio da convivência, da interação e do fortalecimento de vínculos”, disse o chefe do Executivo.

 

O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Murilo Inocencio, enalteceu a satisfação de participar da entrega porque se tratava de uma obra abandonada na gestão passada. “Estamos resgatando o trabalho de assistência que havia sido estabelecido em Suzano em um passado recente e que era referência. O nosso objetivo é proporcionar a partir do funcionamento de equipamentos como esse o envelhecimento ativo e a garantia de direitos da população idosa”, afirmou.

 

Homenagem

O nome escolhido para o Centro Dia do Idoso é o de Joaquim Pinto Filho. Natural de Minas Gerais, atuou como operário e comerciante em Suzano e é pai do vice-prefeito Walmir Pinto, que participou do evento ao lado de sua esposa, Solange Ferreira de Carvalho Pinto, de sua mãe, Nilza Rosa da Silva Pinto, e de seus irmãos e sobrinhos. “Esta obra é de fundamental importância para a região norte da cidade. Por isso, em nome da minha família, ficamos honrados com essa homenagem ao meu pai, que é um entre muitos outros que ajudaram a construir Suzano”, disse Walmir.

 

Presença

Entre as demais autoridades presentes na solenidade estavam a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Larissa Ashiuchi; o deputado estadual André do Prado; os secretários municipais Marcelo Prado (Comunicação Pública), Geraldo Garippo (Cultura), Itamar Viana (Planejamento e Finanças) e Said Raful Neto (Governo); o chefe de Gabinete, Afrânio Evaristo da Silva; e os vereadores Rogério Gomes do Nascimento, Antônio Rafael Morgado, Neusa dos Santos Oliveira e Marcos Antônio dos Santos.

 

 

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Suzano vai receber programa ‘Mulheres com Propósito’ da PepsiCo

Deixe uma resposta