Assistência Jurídica da UMC garante atendimento gratuito e de qualidade para à comunidade

0
20

Atendimento é feito por professores e estudante do Curso de Direito da UMC

A Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), instituição de ensino 100% mogiana e focada no desenvolvimento da região do Alto Tietê, mesmo diante das limitações impostas pela pandemia do Coronavírus, manteve atuante os atendimentos gratuitos à comunidade por meio do Serviço de Assistência Jurídica (SAJ). A ação reforça o protagonismo da UMC junto as diferentes iniciativas de responsabilidade social realizadas pela instituição.

Em 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus, o atendimento, que antes era presencial, foi reformulado e passou a ser realizado de forma remota. “Neste ano, precisamos nos adaptar, os atendimentos não podiam parar, porque esse trabalho é feito para aqueles que mais necessitam, então, passamos a atender as demandas de maneira remota. Além dos atendimentos jurídicos, até as audiências foram realizadas com o uso da tecnologia, o que não parou o andamento dos processos”, destacou a profa. Maria de Lourdes Colacique da Silva Leme, coordenadora do curso de Direito da UMC.

O Serviço de Atendimento Jurídico (SAJ) da UMC foi criado em 1978 e proporciona à comunidade, desde então, uma chance de alcançar legalmente seus direitos, com serviços de orientação na área cível (para as cidades de Biritiba Mirim e Mogi das Cruzes), na área trabalhista (Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim, Salesópolis e Guararema) e agora na área penal (Mogi das Cruzes, exceto casos de Tribunal do Júri em crimes dolosos contra a vida tentados e/ou consumados).

Os casos são diversos como ação de pensão alimentícia, divórcio, investigação de paternidade, adoção, ação de guarda, interdição, dentre outros. O atendimento é realizado por professores da UMC, advogados contratados e acadêmicos de direito, que realizam as atividades supervisionados pelos professores.

Atendimentos em 2021

Os atendimentos da SAJ UMC retornam no dia 21 de janeiro após o recesso judicial. E por enquanto, devido ao protocolo de segurança contra o Coronavírus, os atendimentos permanecerão de forma remota.

É importante destacar que antes do atendimento é realizada uma triagem. O solicitante não pode ter renda familiar mensal acima de três salários mínimos mensais e patrimônio superior a R$ 80 mil (como imóvel, automóvel, entre outros). Após a avaliação, o atendimento consiste na elaboração, encaminhamento e acompanhamento do processo.

Quem precisar do apoio do SAJ UMC, ou, desejar sanar alguma dúvida, o agendamento pode ser realizado por meio do número de whatsApp (11) 93325 4432.

Saiba mais

Fique por dentro das novidades e interaja com a UMC por meio das plataformas digitais e redes sociais:

Site: http://www.umc.br/bem_vindo/

Linkedin: https://www.linkedin.com/school/universidade-de-mogi-das-cruzes/

Facebookhttps://www.facebook.com/universidadeumc

Instagram: https://www.instagram.com/universidadeumc/

Deixe uma resposta