Suzano ocupa a 32ª colocação em ranking nacional de cidades empreendedoras

0
16

Levantamento da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e da organização Endeavor considera o avanço do município em sete áreas determinantes

Suzano apareceu pela primeira vez no ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), desenvolvido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com a organização Endeavor, voltada ao apoio ao empreendedorismo no País. A cidade está na 32ª posição no levantamento nacional. A análise completa pode ser conferida no site oficial da Enap (http://bit.ly/Enap_ICE2020).

O ranking de 2020 leva em consideração o avanço em sete áreas determinantes: Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso à Capital, Inovação, Capital Humano e Cultura Empreendedora. A análise visa ser um instrumento de avaliação voltado para gestores públicos e organizações de apoio interessadas em gerar impactos na economia do município, a partir do fomento à atividade empreendedora.

O melhor posicionamento de Suzano está em Infraestrutura: 12º lugar. A mesma área foi destaque em 2018, quando a cidade ocupou a 67ª posição do Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios, elaborado pela consultoria Urban Systems para a revista Exame. “Suzano está localizada em um espaço estratégico, com acesso rápido à capital, aos aeroportos, ao litoral e também ao Vale do Paraíba. Essa capacidade de acesso e conectividade abre portas para o investimento na cidade, desde que bem gerida”, comemorou o prefeito Rodrigo Ashiuchi. Ele lembrou importantes obras viárias executadas no município que contribuem para este cenário, entre elas, a entrega da avenida Governador Mario Covas Junior, a Marginal do Una, que forma uma ligação contínua e direta à rodovia Índio Tibiriçá (SP-31).

O município ainda se destaca na facilitação do Ambiente Regulatório, ou seja, na desburocratização de processos. Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, André Loducca, Suzano se supera a cada dia. “Nossa missão é facilitar a vida da população, dos trabalhadores e dos empresários. Para isso, contamos com parcerias, projetos e programas específicos para viabilizar serviços de maneira ágil e eficiente, como é o caso do Suzano Mais Emprego e do novo Centro Unificado de Serviços (Centrus) Norte, inaugurado na região do Jardim Dona Benta. Acreditamos que todas essas ações integradas formam o incentivo necessário para que Suzano atraia cada vez mais novos negócios”, disse o titular, pontuando ainda que Suzano é uma das cidades que lideram a geração de vagas de trabalho na região.

Segundo a Enap e a Endeavor, o relatório serve de inspiração para o aprimoramento de políticas públicas. Para o prefeito Rodrigo Ashiuchi, o bom desempenho é fruto do trabalho sério da gestão. “Desde 2017 atuamos para resgatar a cidade, que por anos esteve abandonada em diferentes aspectos. Aos poucos colhemos resultados, garantindo mais crescimento, oportunidade e qualidade de vida. Ninguém faz nada sozinho, este é um trabalho de várias mãos. Por isso, agradeço a todos que apostam no município. Juntos escrevemos uma nova história para a cidade”, afirmou.

Mais conquistas

Além da aparição no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), desde 2018, Suzano coleciona destaques em pesquisas de importância nacional para a gestão pública. Entre eles, o estudo Melhores Cidades para Fazer Negócios 2.0 (2020 e 2018), elaborado pela consultoria Urban Systems para a revista Exame, e o levantamento Desafios da Gestão Municipal (2020), desenvolvido pela consultoria Macroplan.

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Deixe uma resposta