Unidades devem atualizar cadastro no CNES até segunda-feira (01/02); expectativa é que a imunização comece na próxima quarta (03/02)

A Prefeitura de Suzano iniciará na próxima semana a imunização dos profissionais atuantes em estabelecimentos de saúde da cidade, como clínicas médicas, laboratórios, consultórios odontológicos, farmácias, entre outros. Para isso, a pasta exige a atualização on-line desses locais junto ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). O prazo é até segunda-feira (01/02).

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a atualização cadastral é necessária para a devida identificação dos profissionais no momento da vacinação. “Pedimos para que as clínicas e demais estabelecimentos de saúde atualizem as informações no CNES ou efetuem o cadastro na plataforma. A partir da relação de funcionários inscritos, será possível viabilizar a imunização desses trabalhadores”, explicou.

Os estabelecimentos que já são cadastrados no CNES devem obrigatoriamente enviar um e-mail para sms.faturamento@suzano.sp.gov.br, confirmando o endereço da clínica e o telefone de contato atualizado, bem como os dados do CNES, até a próxima segunda-feira (01/02). Aqueles que ainda não têm cadastro, devem efetuar a inscrição e enviar todas as fichas em arquivo zipado para o mesmo e-mail, dentro do mesmo prazo.

“Uma equipe da prefeitura deverá entrar em contato por telefone com o estabelecimento de saúde, assim que confirmar o recebimento do e-mail com os dados. Por isso, é de suma importância que no envio conste o número de contato atualizado para que não haja desencontro”, reforçou Ishi.

A partir do e-mail, a Secretaria Municipal de Saúde vai encaminhar filipetas que deverão ser preenchidas e apresentadas no dia da imunização, prevista para se iniciar na quarta-feira (03/02), na Arena Suzano (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador), das 8 às 17 horas. Além do cadastro do estabelecimento no CNES, também é preciso atualizar informações no Cadastro Brasileiro de Ocupação (CBO) e efetuar o pré-cadastro individual no site www.vacinaja.sp.gov.br, do governo do Estado.

Com todo o procedimento online garantido, os profissionais atuantes em estabelecimentos de saúde em Suzano deverão comparecer ao local de imunização apresentando a filipeta preenchida, um documento de identificação profissional – ou carteira do conselho de classe – e um documento de identificação pessoal, todos originais. A ação, que se inicia quarta-feira, ocorre enquanto houver doses disponíveis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4745-2038.

Imunização

Nesta sexta-feira (29/01), o município concluiu a imunização de toda a rede municipal de saúde, dos profissionais da urgência e emergência da rede privada e das pessoas residentes e que trabalham em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Ao todo, 2.673 doses já foram aplicadas em Suzano.

“Buscamos imunizar o mais rápido possível nossos profissionais que atuam na linha de frente no enfrentamento à Covid-19. Em seguida, fomos à rede privada nas redes de urgência e emergência, assim como nos asilos, para imunização de todos. Também passamos com a vacinação em todos os postos de saúde e no Instituto de Nefrologia. Ao concluirmos, damos início a uma nova etapa: a dos profissionais de saúde da rede privada”, explicou o titular da pasta.

A Secretaria Municipal de Saúde, atualmente, trabalha com os dois primeiros lotes dos imunizantes encaminhados pelo governo do Estado, sendo 2,8 mil doses da CoronaVac e 2.130 do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford e pela biofarmacêutica AstraZeneca obtidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Crédito das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano