Chegou a vez dos idosos que residem no Abrigo Bezerra de Menezes, no bairro Pequeno Coração, em Itaquaquecetuba, serem contemplados com a vacina contra a Covid-19. Na manhã desta sexta-feira (29), os 45 idosos que moram no local receberam uma equipe de profissionais da saúde para a aplicação da primeira dose da AstraZeneca. Eles fazem parte do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde para receber o imunizante.

Esse é o único abrigo para idosos de baixa renda que existe na cidade, em funcionamento há 42 anos. Nele, moram 24 mulheres e 21 homens com idade mínima de 65 anos. Doze deles chegaram a contrair o vírus, mas todos se recuperaram, inclusive Reduzina Maria de Jesus, de 104 anos. Como fazem parte do grupo de risco, os idosos da instituição não estão recebendo visitas.

Somando as doses de CoronaVac e AstraZeneca, o município recebeu 3.330 vacinas. “A vacinação continua a todo vapor e estamos lutando diariamente para recebermos mais doses do Governo do Estado e Federal. Queremos toda a nossa gente protegida o quanto antes. Cada dose conta para salvar vidas e derrotar o vírus”, disse o prefeito Eduardo Boigues.

“Até segunda-feira (1), está previsto para concluirmos a vacinação dos profissionais da linha de frente e dos idosos institucionalizados. Estamos trabalhando para que esse número aumente cada vez mais”, acrescentou o secretário de Saúde, Edson Rodrigues.

Fotos: Millena Matos