A Prefeitura de Caraguatatuba aproveitou a chegada da estação que mais atrai pessoas para a cidade e lançou a campanha “Um Novo Verão – Na praia ou em casa o cuidado deve ser o mesmo!” com o objetivo de mostrar que ter um turismo consciente é imprescindível, tanto para a saúde como para o meio ambiente.

#PraCegoVer: Sobre uma mesa estão vários folhetos, sacolas plásticas e cartazes da campanha Um novo verão(Foto: Divulgação/PMC)

A ideia é informar a população e turistas sobre a melhor forma de visitar as praias e pontos turísticos, gerando o mínimo impacto social e ambiental. Entre o Réveillon e o Carnaval são esperados cerca de 1 milhão de pessoas na cidade.

Além da campanha maciça em todas as plataformas digitais oficiais e de turismo, cartazes e sacos de lixo são distribuídos em hotéis, pousadas, quiosques e restaurantes. Em parceria com a Concessionária Tamoios e Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) folders serão entregues nos pedágios. Em janeiro também entra nas rádios e mídias locais.

#PraCegoVer: Arte da campanha.

“Para que possamos ter uma grande temporada, é necessário um esforço coletivo para respeitar as regras básicas de convivência e do bom funcionamento dos serviços”, afirma Maria Fernanda Galter Reis, secretária de Turismo de Caraguatatuba.

A campanha é fundamentada em três pilares: preservação, saúde e convivência.

No item preservação, deixar lixo na areia ou no mar, como garrafas e sacolas plásticas, pontas de cigarro ou restos de comida, por exemplo, afeta ecossistemas frágeis e polui as praias.

Em relação à saúde, o distanciamento social, uso de máscara e  álcool gel é a única maneira de se proteger do novo coronavírus (Covid-19).

Quanto à convivência, o respeito ao próximo começa nas atitudes de cada um evitando o uso de som alto, festas com mais de 20 pessoas e respeito às leis de trânsito.

A campanha elaborada pelo prefeito Aguilar Junior conta com o apoio das  Secretarias de Meio Ambiente, Turismo, Urbanismo, Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Serviços Públicos e Comunicação, além da Associação de Hotéis e Pousadas (AHP), Associação de Quiosques (AQC), Conselho de Meio Ambiente e Conselho Municipal de Turismo.