Professores participam de acolhimento on-line com a Saúde

0
20

Ação, que teve participação da Rede de Atenção Psicossocial, oferece ferramentas de apoio à retomada das atividades educacionais

Os professores da rede municipal de ensino participaram nesta quarta-feira (03/02) de um acolhimento especial promovido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Saúde suzanense, por meio da Rede de Atenção Psicossocial. A ação on-line teve como principal objetivo acolher esses profissionais e oferecer apoio e ferramentas psicológicas importantes a serem trabalhadas neste período de retomada e adaptação dos professores. O encontro remoto, que faz parte da semana de planejamento do ano letivo, também foi aberto aos demais funcionários das unidades escolares.

Para o titular da Educação, Leandro Bassini, a ação visa ajudar os profissionais da pasta a compreender o atual cenário de trabalho imposto pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “Ao longo do ano passado realizamos pesquisas com os professores e percebemos essa necessidade. Precisamos nos cuidar, cuidar da nossa mente, para então focar na questão pedagógica e demais atribuições. Pensando nisso, buscamos o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. A ideia é ter esse diálogo com a Rede de Atenção Psicossocial para oferecer chaves e ferramentas que possam nos ajudar a enfrentar e superar os desafios que vivemos”, explicou.

O encontro remoto contou com a participação da diretora da Atenção Básica da Saúde, Flávia Verdugo, e da coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Dulce Ramos. Na oportunidade, a dupla deu as boas-vindas ao corpo docente e se colocou à disposição, oferecendo orientações importantes sobre a temática da ação, que também contou com atividades práticas.

De acordo com Bassini, a reunião faz parte do cronograma da semana de planejamento, que se iniciou na última segunda-feira com uma formação on-line proposta pela pasta em parceria com o Instituto Criança é Vida, voltada a diretores e técnicos da rede municipal de ensino. A secretaria também já introduziu aos diretores as orientações pedagógicas e administrativas traçadas para o novo ano. A expectativa é de que a semana se encerre com a primeira reunião de pais, também articulada de maneira remota pela própria equipe pedagógica de cada unidade escolar.

Vale lembrar que, em Suzano, as aulas da rede municipal retornarão no próximo dia 8, somente por meio do ensino à distância. Em abril de 2020, a pasta desenvolveu e inaugurou a “Plataforma do Saber”, uma ferramenta educacional em ambiente digital. Pelo portal, os estudantes acompanham aulas, assistem a vídeos e realizam atividades completamente on-line. Já os alunos sem acesso à Internet recebem o mesmo material adaptado para o meio impresso.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Deixe uma resposta