A Prefeitura de Suzano informa que o município deverá progredir à Fase 3 – Amarela do Plano São Paulo a partir de sábado (06/02). A informação foi anunciada pelo governo do Estado na tarde desta sexta-feira (05/02). A determinação já está em vigor na cidade por meio do Decreto Municipal nº 9.569/21.

A reclassificação da região prevê a flexibilização das medidas restritivas impostas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), com o funcionamento dos estabelecimentos limitado à capacidade máxima de ocupação em 40% do espaço. A venda de bebidas alcóolicas e o funcionamento de bares estão restritos às 20 horas.

Já os restaurantes poderão funcionar até as 22 horas, estando proibido qualquer evento com público em pé. De acordo com o Plano São Paulo, shoppings e lojas poderão funcionar por 12 horas, também até as 22 horas. A prática de atividades esportivas, de forma coletiva em grupo, continua suspensa em razão do contato físico entre os participantes. Segundo o governo do Estado, a progressão se dá devido à melhora dos índices da pandemia, conforme apresentação exibida em coletiva de imprensa.

É importante relembrar que o uso de máscara é obrigatório e os estabelecimentos em funcionamento devem seguir protocolos de higiene, como a oferta de álcool em gel, aferição de temperatura corporal, respeito ao distanciamento mínimo entre as pessoas e outras ações que visem a proteção de todos, principalmente de idosos, gestantes e quem sofre de doenças crônicas ou imunodeprimidas, conforme recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde.

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano