Prefeito de Suzano solicita melhorias à Sabesp

0
27

Entre os pedidos estão a ampliação do saneamento básico e a integração com o Poder Executivo nos serviços de reparos da rede de esgoto

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, se reuniu na tarde desta terça-feira (09/02) com o superintendente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Maycon Rogério de Abreu. O encontro virtual foi realizado com o objetivo de discutir possíveis atuações conjuntas e solicitar melhorias do órgão estadual para a cidade, como a implantação de água e esgoto em bairros que ainda não contam com os serviços.

Na ocasião, foi solicitada a ampliação dos trabalhos de ligação de água e esgoto em Suzano para atender a locais em situação de vulnerabilidade, em especial bairros do distrito de Palmeiras. As tratativas deverão seguir pelas próximas semanas, visando a criação de um plano para realização dos trabalhos, que deverão beneficiar as casas com água tratada e melhores condições de saneamento básico.

Ashiuchi também reforçou que, com a expansão das redes de água e esgoto, será possível colocar o município em um nível ainda melhor quanto ao assunto é saneamento básico, já que, segundo levantamento de 2020 do Instituto Trata Brasil, que avalia a qualidade deste setor no País, Suzano ocupa o 15º lugar entre as 100 maiores cidades brasileiras, sendo ainda a 9ª do Estado de São Paulo e a 1ª da região do Alto Tietê.

Entre os aspectos avaliados estão o abastecimento de água, a coleta e o tratamento de esgoto e os índices de investimentos e de perdas de distribuição de cada cidade no setor. No ranking, Suzano registrou índice de 100% no atendimento e distribuição de água e 96% na cobertura de coleta de esgoto em todo o município. “Isso é resultado do trabalho conjunto realizado ao longo dos anos com a companhia e o governo do Estado. A cidade é referência no assunto em nível federal”, informou.

Ainda durante o encontro, o chefe do Executivo requisitou uma melhor integração da companhia com a prefeitura no que se refere às manutenções da rede de esgoto. Isso porque, na maioria das vezes, ocorrem recortes no asfalto. “Nosso pedido é que tenhamos um trabalho conjunto de reparos onde foram realizados serviços de manutenção de esgoto. Ou seja, onde houve o recorte do asfalto, haverá aplicação de massa asfáltica de qualidade, sem dar diferencia de nível”, explicou.

Por fim, o prefeito suzanense agradeceu a atenção do órgão e colocou a prefeitura à disposição para continuar fazendo a cidade crescer. “O diálogo com a Sabesp nos permitiu alinhar esforços para garantir um serviço mais eficiente para os cidadãos. A meta é unir forças para levar qualidade de vida a quem mais precisa”, afirmou.

Estiveram no encontro, representando a Sabesp, o gerente do órgão no Alto Tietê, Eduardo Camargo, o gerente Comercial Zemicindo Miguel Mendes, entre outros. Também participaram da reunião os secretários municipais de Governo, Alex Santos; de Meio Ambiente, André Chiang; de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira; e de Planejamentos Urbanos e Habitação, Elvis José Vieira; bem como a diretora de Meio Ambiente, Solange Wuo, e o diretor de Habitação, Miguel Reis.

Crédito das fotos: Paulo Pavione/ Secop Suzano