Convênio firmado pela Secretaria Municipal de Administração com Instituto Catch tem o objetivo de reinserir os participantes no mercado de trabalho

 

A Secretaria de Administração de Suzano, em parceria com o Instituto Catch, vai colocar à disposição cursos para conclusão de ensino fundamental e médio para os integrantes do Programa Frente de Trabalho, além de capacitação profissional com certificado. As aulas começarão na semana que vem e serão ministradas na instituição seguindo todos os protocolos sanitários em relação ao novo coronavírus (Covid-19).

 

A partir da próxima segunda-feira (15/02), a pasta municipal entrará em contato com os participantes do programa para verificar o interesse em realizar a inscrição. Serão ofertadas cem vagas para Introdução em Informática, Elaboração de Curriculum Vitae, Introdução ao Empreendedorismo, Atendimento ao Cliente e Trabalho em Equipe. A carga dos cursos varia entre 4 e 8 horas. Além da grade de profissionalização, também serão disponibilizados cursos de conclusão do ensino fundamental e médio para todos os indivíduos que compõem o projeto e não têm escolaridade formal completa.

 

Os beneficiários da Frente de Trabalho desempenham serviços como varrição, limpeza, manutenção, capinação em vias e áreas públicas, entre outros. Mensalmente, o beneficiário recebe o auxílio de um salário mínimo (R$ 1.100) e vale-transporte (dependendo da distância entre o local de trabalho e sua residência), porém a participação não representa vínculo empregatício, já que o programa é de caráter assistencial para a formação profissional.

 

De acordo com a chefe da pasta, Cintia Renata Lira, a grande dificuldade para reinserção no mercado de trabalho é a formação, pois as empresas exigem no mínimo o ensino fundamental. “Quando o integrante do Programa Frente de Trabalho encerrar seu contrato conosco, já será direcionado para o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e para o projeto Suzano Mais Emprego, onde ocorrerá o encaminhamento para vagas disponíveis”, explicou. A secretária ainda lembrou que, como o trabalho é temporário, esta capacitação gratuita é extremamente importante para que os beneficiários possam ter mais oportunidades no futuro e conquistar uma nova ocupação.

 

Programa

De acordo com a Secretaria Municipal de Administração, atualmente, é realizada a convocação de novos integrantes da Frente de Trabalho apenas para reposição. Desta forma, com a saída de um beneficiário, outra pessoa é chamada automaticamente. Ainda segundo a pasta, a Prefeitura de Suzano não prevê a abertura de novas inscrições enquanto não esgotar o número de aprovados do último processo seletivo, que ocorreu em outubro de 2019. A medida visa atender a todos os classificados da última seleção.

 

 

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano