Voltada para dicas de saúde mental, iniciativa ocorre nas redes sociais da Prefeitura de Suzano

 

A Secretaria de Saúde de Suzano, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), deu início a uma campanha digital voltada para dicas de saúde mental e emocional. Todo o mês, ao longo do ano de 2021, será abordado um tema específico nas mídias sociais da Prefeitura de Suzano, com a disponibilização de uma cartilha sobre o mesmo assunto no site oficial da municipalidade (http://bit.ly/SaudeMentalSuzano). 

 

De acordo com a coordenadora de Saúde Mental da cidade, a psicóloga Dulce Ramos, a ideia de uma campanha digital partiu do aumento de quadros psicopatológicos, como ansiedade e depressão, durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “A informação é a melhor estratégia para desconstruir o estigma relacionado à saúde mental e ajudar aqueles que estão enfrentando um momento difícil”, declarou.

 

O primeiro assunto da campanha, que será abordado no decorrer do mês de fevereiro, é o luto. Intitulada de “Luto na Pandemia”, a cartilha apresenta dez dicas de como seguir em frente após a morte de um parente ou amigo. “Já são mais de 200 mil famílias que perderam algum ente querido para a doença no Brasil e, em respeito a elas, decidimos iniciar a nossa campanha trazendo uma série de orientações sobre como lidar com essa dor neste período tão incerto”, concluiu a coordenadora. 

 

Aos suzanenses que necessitam de apoio profissional, os psicólogos do Raps prestam atendimento em todos os postos de saúde do município. Já as pessoas dos grupos de risco da Covid-19 podem obter orientação e apoio ligando para um dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade: Caps AD (4745-0563); Caps Alumiar (4748-8100); Caps Devir (4741-2718); e Caps Infantojuvenil Entrelaços (4744-6120).

Crédito das fotos: Irineu Júnior/Secop Suzano