Planejamento Urbano recebe equipe técnica de Itaquaquecetuba

0
28
Planejamento Urbano recebe equipe técnica de Itaquaquecetuba

Encontro de aproximação apresentou experiência suzanense; assuntos debatidos foram limpeza do rio Jaguari, descarte irregular de lixo, Plano Diretor, entre outros

 

O secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, recebeu nesta quinta-feira (18/02) a equipe técnica da Secretaria de Planejamento, Habitação e Meio Ambiente de Itaquaquecetuba. O encontro de aproximação, solicitado pelo grupo da cidade vizinha e mediado pela Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos de Suzano (AEAAS), contou também com a participação do secretário suzanense de Meio Ambiente, André Chiang. 

 

Representando o secretário de Itaquá, João Carlos Navarro, estiveram presentes o secretário-adjunto da pasta, Alexandre Feijó; a diretora Cristiane Santana; e o assessor especial de gestão, Fábio Pelegatti. Por parte da AEAAS, participaram o presidente da entidade, Eduardo Habu; o secretário Adriano Souza; e o diretor administrativo, Sérgio Sebastião Gonçalves.   


Na ocasião, o grupo tratou de temas conjuntos, como a união pelos serviços de desassoreamento do rio Jaguari, localizado no limite dos dois municípios, entre os bairros Cidade Miguel Badra e Parque Marengo, além de discutir assuntos estratégicos sob o ponto de vista regional, como a questão do descarte irregular de lixo. Outro ponto importante da reunião foi a troca de experiências, sobretudo quanto às orientações suzanenses acerca do processo de elaboração e atualização do Plano Diretor (lei complementar municipal nº 312/2017), que é o dispositivo legal que permite a criação e o acompanhamento de políticas públicas de desenvolvimento urbano.        

 

Para o chefe da pasta, Elvis Vieira, auxiliar os municípios vizinhos representa mais desenvolvimento e qualidade de vida para todos da região. “Pensar no planejamento sob a ótica regional é o que nos faz evoluir enquanto cidade. Ninguém faz nada sozinho, por isso manter essa proximidade e discutir ações e projetos que beneficiem a todos é tão importante. Suzano vem se destacando e ser referência para outras cidades é sempre motivo de muito orgulho. Fazer com que todos cresçam, transmitindo conhecimento e experiência positiva, é o nosso objetivo”, afirmou.  


Já o secretário-adjunto de Itaquá, Alexandre Feijó, garantiu a absorção das orientações repassadas. “Estamos no início de caminhada. Precisamos atualizar o Plano Diretor, o Código de Obras e outras legislações em Itaquá. Por isso, buscamos estratégias para evoluir, não só no planejamento urbano, mas também no meio ambiente e outras áreas de interesse para a pasta”. 

 

No início do mês, um encontro semelhante ocorreu junto a representantes da Secretaria de Obras de Poá. Na oportunidade, o secretário poaense, Ricardo Leão, reforçou que Suzano tem sido referência na região pelo recente avanço na questão urbanística. Para ele, a troca de experiências, por meio de bons exemplos, tende a enriquecer o trabalho desenvolvido. 

 

 

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Deixe uma resposta