Defesa Civil de São Sebastião auxilia família após deslizamento de terra

0
218
Defesa Civil de São Sebastião auxilia família após deslizamento de terra

Assistência social foi acionada para providenciar abrigo temporário

Nesta quinta-feira (22), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Defesa Civil da Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), atendeu a um chamado de deslizamento de terra que atingiu o muro de uma casa na Rua Antônio Tenório dos Santos, no Itatinga, Região Central. Na residência, moram quatro pessoas, sendo um adulto, um idoso e duas crianças.

Por questões de segurança, a família precisou se retirar da casa. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Topolândia foi acionado para providenciar um abrigo temporário à família – no momento, encontra-se em casa de familiares – até que o material seja removido e a situação esteja resolvida.

O índice pluviométrico acumulado de 96h é de 211mm. São Sebastião está em estado de atenção e o monitoramento da Defesa Civil foi ampliado em todas as áreas de risco da região – atualmente, há 87 áreas de risco, sendo 52 por movimentação de massa e 35 por alagamento ou inundação.

Graças aos serviços de manutenção realizados pela Prefeitura, houve apenas esse registro decorrente de deslocamento de terra envolvendo munícipes, mesmo diante de dias de chuvas intensas.

BALANÇO DAS AÇÕES

De 18 a 22 de abril, a Defesa Civil atendeu a 15 ocorrências (13 quedas de árvore, 1 alagamento em moradia isolada e 1 movimentação de terra).

Também realizaram 8 vistorias a pedido de munícipe (1 retirada de abelhas em espaço público e 7 vistorias em árvores, sendo dada continuidade com a tramitação necessária).

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na sexta-feira (23), há possibilidade de chuva fraca ao longo do dia, que diminui de forma gradativa. No sábado (24), o tempo permanece com muitas nuvens e, no domingo (25), o sol aparece e as temperaturas voltam a subir.

De acordo com o Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil, há condições de mar grosso e ventos fortes até esta sexta-feira (23) e, até sábado (24), a estimativa é de agitação marítima forte, partindo para moderada nos dias 25 e 26 de abril.

A Defesa Civil reforça que, se o munícipe constatar alteração na topografia do terreno, entre em contato pelo telefone 199 e comunique a força de salvamento.