Operação Cata-Treco inicia coleta em 18 bairros

0
14
Operação Cata-Treco inicia coleta em 18 bairros

Trabalho de recolhimento de materiais inservíveis pelos bairros deve ser concluído até 30 de abril

A Prefeitura de Suzano anunciou um novo cronograma para a Operação Cata-Treco, projeto que coleta materiais em desuso pela cidade. A partir desta quarta-feira (21/04), os caminhões do projeto percorrerão duas regiões da cidade, passando por 18 bairros. A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos até o dia 30 de abril (sexta-feira). A programação completa está disponível no site oficial da prefeitura (http://bit.ly/Cata-TrecoSuzano).

O primeiro caminhão recolherá os inservíveis nos bairros Jardim Caxangá, Jardim Saúde, Jardim Casa Branca, Meu Cantinho, Jardim das Flores, Vila Aparecida, Vila Cabrera e Jardim Campestre. Já o segundo atuará no Jardim Portugalia, Jardim Belém, Jardim Nazaré, Jardim Natal, Jardim Bela Vista, Jardim Miriam, Vila Maneira, Vila Santana, Jardim Lazzareschi e, por fim, Jardim Maitê.

Os moradores que desejarem descartar algum objeto, como móveis ou eletrodomésticos, deverão deixar os itens na calçada em frente às suas residências, para que a equipe em circulação recolha. O projeto não aceita restos de construção civil (entulho). Recomenda-se que os inservíveis sejam separados logo nos primeiros dias da programação oficial, pois o período de coleta pode sofrer alterações de acordo com a demanda de cada região.

No último itinerário, a operação cruzou 20 bairros em diversos pontos da cidade e retirou das ruas 13 caminhões cheios de itens descartados, o que representa cerca de 130 toneladas.

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, lembrou que todos os inservíveis coletados são destinados ao processo de seleção e reciclagem, feito na Central de Triagem do Colorado por trabalhadores da Cooperativa de Trabalho em Reciclagem Unidos Venceremos (Univence).

“A continuidade da Operação Cata-Treco é essencial para combater o descarte irregular na cidade e contribuir para a preservação do meio ambiente. Além disso, o que já não serve para alguns é revertido em renda para as famílias dos cooperados e em cestas básicas para ações sociais da prefeitura”, ressaltou o chefe do executivo.

Quem presenciar descarte irregular na cidade, pode denunciar de maneira segura e anônima à Ouvidoria Geral do Município, pelo telefone 0800-774-2007.

Créditos das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano e Wanderley Costa/Secop Suzano