Ação visa aprimorar o serviço de recolhimento de inservíveis

A Operação Cata-Treco, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Governo, agora conta com um formulário on-line para que cada cidadão possa indicar o bairro ou localidade que deseja a visita do caminhão. A consulta pública pode ser acessada por meio do link http://bit.ly/CTnoBairro, tendo o objetivo de aprimorar o serviço de recolhimento de inservíveis, que há mais de um ano facilita a vida dos moradores suzanenses e contribui com o meio ambiente.

Para fazer a indicação do bairro, basta o cidadão informar dados pessoais, como nome e telefone, antes de apontar a localidade e o endereço completo. De acordo com o secretário municipal de Governo, Alex Santos, a participação do público é de extrema importância para o bom andamento da operação, que conta com dois caminhões percorrendo as ruas de Suzano, conforme cronograma prévio semanal estabelecido.  

“A expectativa é de que periodicamente possamos consultar os dados deste formulário on-line para atualizar nosso cronograma de trabalho, tendo como base os bairro e endereços mais requisitados. Atualmente, atendemos cerca de 18 bairros, entre 9 e 14 dias, com a atuação dos dois caminhões destinados a este serviço. Nossa missão é estar cada vez mais perto da comunidade, atendendo às necessidades dos munícipes”, garantiu.

As equipes da Operação Cata-Treco recolhem materiais como madeiras, mesas, sofás, colchões, eletrodomésticos e outros inservíveis, exceto resíduos de construção civil (entulho). Além disso, o serviço também passou a contemplar o recolhimento de isopor, vidro e todos os tipos de óleo, que devem ser entregues em garrafa PET fechada.

“Outra novidade é o nosso ‘Cata-Treco Solidário’, que encaminha a demanda recolhida pelos caminhões à Central de Triagem do Jardim Colorado duas vezes por semana, sendo que a arrecadação passa por todo o processo de triagem, prensa e venda do material reciclado. Metade do valor é destinado às 14 famílias cooperadas, que dependem unicamente deste serviço, e a outra é revertida em alimentos doados às ações do Fundo Social de Solidariedade”, detalhou o secretário.

Segundo Alex, ambas as novidades vêm para aprimorar o trabalho das equipes na rua e incentivar o descarte correto de materiais. “Estamos empenhados em fazer com que o Cata-Treco alcance todas as casas que precisam deste serviço, garantindo também mais oportunidade de renda às famílias da Central de Triagem, ajudando o meio ambiente e praticando o bem ao lado do Fundo Social de Solidariedade”, finalizou.

A Operação Cata-Treco contempla nesta semana, até o dia 30 de abril, os bairros Jardim Caxangá, Jardim Saúde, Jardim Casa Branca, Meu Cantinho, Jardim das Flores, Vila Aparecida, Vila Cabrera, Jardim Campestre, Jardim Portugalia, Jardim Belém, Jardim Nazaré, Jardim Natal, Jardim Bela Vista, Jardim Miriam, Vila Maneira, Vila Santana, Jardim Lazzareschi, Vila Barros e Jardim Maitê. O serviço ocorre das 8 às 17 horas, mas os horários podem sofrer alteração conforme demanda de cada bairro. Mais informações podem ser conferidas em http://bit.ly/Cata-TrecoSuzano

Crédito das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano