Espaço passou por diversas intervenções e hoje se configura como um refúgio de belezas naturais e instrumento social

O Viveiro Municipal Tomoe Uemura completa três anos neste mês de abril. O espaço foi idealizado pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi com o propósito de oferecer suporte ao projeto de arborização da cidade e auxiliar na execução de programas de educação ambiental e atualmente já contabiliza mais de 18 mil doações de mudas entre flores e árvores frutíferas e nativas.

Acolhendo mais de 30 espécies de árvores, o Viveiro Municipal passou por diversas transformações desde 2019. Entre elas, a ampliação do lago, que agora conta com peixes brancos, a estufa com flores nativas da região, a ponte da alegria e ainda uma fonte dos desejos, que somaram com as mudas ornamentais e o pomar comunitário já existente.

A infraestrutura atende todos os desdobramentos do ecossistema, envolvendo também anexos para a criação de animais, como coelhos, jabutis, cachorros, calopsitas e até mesmo uma espécie de pavão, mais conhecida como Cristal, que se tornou mascote e atração do local. O espaço também tem um ecoponto na parte externa para o descarte de garrafas PET, facilitando a reciclagem do material.

A coordenadora do Viveiro Municipal, Larissa Ashiuchi, faz um balanço sobre a atuação do órgão nos últimos três anos e demonstra otimismo em relação às ações futuras. “O viveiro foi muito bem recebido por todos os munícipes e se tornou referência na região do Alto Tietê. Acredito que nosso objetivo de fomentar o cultivo de flores e promover a preservação ambiental em Suzano vêm se cumprindo diariamente e agora, neste momento de pandemia, será um grande aliado para as ações sociais”, afirma.

As atividades exercidas pela equipe se expandem aos bairros da cidade, contribuindo com as revitalizações de espaços públicos e orientações de preservação aos moradores da região, assim como são realizados os serviços de manutenção e zeladoria de 63 praças e 11 espaços comunitários.

De acordo com o prefeito Rodrigo Ashiuchi, o viveiro despertou o interesse dos munícipes para a arborização e jardinagem na cidade, principalmente por ser uma rede de apoio eficiente. “A equipe presta diversos serviços para a população, oferecendo este suporte para que os anseios de um espaço mais florido e harmônico sejam atendidos. Um exemplo disso é o ‘Disk Árvore’ que já fez mais de 150 plantios em toda a cidade”, exalta.

Em razão das medidas restritivas para conter a pandemia da Covid-19, o Viveiro Municipal Tomoe Uemura segue fechado para visitação, mas em caso de dúvidas ou informações, o número (11) 4749-3943 está disponível para contato.

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano