Educação de Suzano participa de encontros sobre gestão pública

0
22

Reuniões promovidas em parceria com o Itaú Social abordaram os desafios do segmento em meio à pandemia

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Educação, participou de dois encontros virtuais sobre gestão pública no ensino, na última semana. O ciclo formativo do programa “Melhoria na Educação”, promovido pela Fundação Itaú Social, convidou os gestores de ensino do Alto Tietê ao debate sobre os desafios e rumos do setor na região.

O primeiro encontro, realizado no Dia Mundial da Educação (28/04), foi conduzido pela Oficina Municipal – Escola de Cidadania e Gestão Aplicada. Nele, foram abordados os caminhos para superar as adversidades do segmento no primeiro ano de mandato das administrações municipais. Os participantes compartilharam suas experiências e discutiram pontos como o cumprimento de legislações e metas do Plano Nacional de Educação (PNE), a escassez de recursos e o combate às desigualdades educacionais. A necessidade de preparo dos profissionais para o ensino remoto também foi assunto de destaque na ocasião.

Já na quinta-feira (29/04), os convidados analisaram pesquisas a respeito do cenário nacional de educação no ano passado, considerando aspectos como o alcance das medidas públicas para os estudantes de diversos graus de escolaridade, o impacto da nova realidade sobre os professores e a visão da sociedade, em especial dos pais e responsáveis, sobre os resultados da modalidade à distância. Com base no levantamento, os gestores discutiram ações para recuperação da aprendizagem, com trabalhos dentro e fora das escolas e participação ativa da sociedade.

Os encontros virtuais contaram com a participação do chefe da pasta de Educação suzanense, Leandro Bassini; do educador e ex-secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério de Educação, Binho Marques; do ex-superintendente do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar), Wilber Rossini; da gerente de Implementação do Itaú Social, Tatiana Bello, entre outras autoridades de ensino.

O programa Melhoria na Educação é uma parceria entre o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e a Fundação Itaú Social. O ciclo formativo será desenvolvido até dezembro com base em eixos estratégicos de gestão e assuntos importantes definidos pelos envolvidos.

De acordo com secretário municipal, Leandro Bassini, as reuniões foram extremamente produtivas e o programa fortalece a educação na região. “A Fundação Itaú Social e a Oficina Municipal são duas instituições de grande peso no cenário brasileiro, que pensam em educação e na inclusão, além de agregar conhecimento com formação do quadro técnico dentro do consórcio”, avaliou.

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, acompanhou a primeira atividade formativa e definiu a parceria como um marco histórico no Alto Tietê, com grande potencial para servir de exemplo para todo o País. “Essa parceria social público-privada visa a transformação na vida das pessoas por meio da Educação com qualidade e com oportunidades iguais para todos. A ferramenta nos dá condições de construirmos um grande case de sucesso não somente para o Estado, mas também de levarmos esse exemplo para todo o Brasil”, finalizou.

Crédito das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano