Direito Previdenciário é tema de aula das Promotoras Legais

0
75

Assunto marca 14º encontro do curso com mais de 300 inscritas; conteúdo é ministrado pela advogada Luciana Farias

O nono curso de Promotoras Legais Populares, realizado pelo Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), chega a sua 14ª aula com o tema “Direito Previdenciário” em discussão, tendo à frente a advogada Luciana Faria. O conteúdo foi disponibilizado nesta terça-feira (08/06), no canal “TV Prefeitura de Suzano”, no Youtube (bit.ly/TVPrefeituradeSuzano).

Durante a aula, de aproximadamente 45 minutos, a advogada, que é especialista em Advocacia Previdenciária e atuante na área desde 2000, explanou sobre as formas de tributo que podem ser pagos e de como receber a aposentadoria de maneira integral, além de desvendar mitos e apresentar verdades sobre o tema.

“Recebo muitas perguntas sobre o tempo de serviço, se é possível aumentar o valor da aposentadoria, entre tantas outras dúvidas. Por isso, tratar do assunto é também uma forma de elucidar o funcionamento de nossa legislação e, inclusive, serve para desmistificar muitas dúvidas do Direito Previdenciário”, informou.

Mestre em Direito Previdenciário e professora, Luciana reforça que muito mais que pagar um tributo, é preciso entender o que você está pagando. “É obrigatório para todos os trabalhadores empregados, contribuintes individuais, empregados domésticos, avulso e segurado especial pagarem o Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, mas é importante pagar esses tributos de maneira inteligente, entendendo o porquê e para onde vai essa contribuição”, destacou.

As aulas são compartilhadas semanalmente, às terças-feiras, entre 17 e 19 horas, no Youtube, e divulgadas nas plataformas oficiais da prefeitura. Os encontros seguem de maneira virtual devido à pandemia e podem ser acompanhados também por pessoas que não estão inscritas no curso.

A diretora de Projetos Especiais do Saspe, Sandra Lopes Nogueira, explica que a advogada foi uma das primeiras alunas do curso e hoje volta como palestrante para as mais de 300 mulheres inscritas. “Essa relação das nossas alunas com as PLPs é muito gratificante. Luciana já esteve do outro lado, como membro da turma, e hoje volta como palestrante para inspirar tantas mulheres. E é essa relação que as Promotoras Legais trazem para vida de quem passa pelo curso: o de transformação”, frisou.

Segundo a dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, trazer um debate desta magnitude para uma discussão em um curso de tanto alcance como o das PLPs é muito necessário. “Muitas mulheres ficam com dúvidas sobre seus direitos trabalhistas e ter o apoio de uma advogada tão reconhecida no assunto, como a Dra. Luciana, é uma grande honra para as PLPs de Suzano”, finalizou.

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

 

Deixe uma resposta