A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba apreendeu mais um paredão de som, neste final de semana (05), no bairro Recanto Mônica, após a operação especial montada por ocasião do feriado prolongado de Corpus Christi, no último dia 03.

Com o trabalho preventivo e o policiamento de proximidade, o Comando da Guarda Civil montou uma operação para coibir possíveis aglomerações, além de pancadões em diversos pontos da cidade. A ação imposta nestes quatro dias – feriado, ponto facultativo e final de semana- resultou na apreensão do conhecido paredão de som, que são caixas acústicas com alto poder de áudio utilizadas em ambientes abertos.

A operação especial seguiu a determinação das patrulhas e do Centro de Comunicação da GCM, de maneira que o atendimento referente às denúncias, mais o planejamento realizado pela Inteligência da Secretaria de Segurança Urbana, resultou em pronta resposta.

O prefeito Eduardo Boigues, contou a importância de manter o trabalho da Guarda Civil alinhado aos valores e necessidades da população. “Sabemos que estamos no meio de uma pandemia e ainda existem pessoas que não têm consciência. A GCM não está nas ruas para punir, mas para levar a paz e a tranqüilidade que todo cidadão merece”, relata Boigues.

O secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira, explica que a forma como a GCM age na comunidade faz toda a diferença durante as ações. “Nós usamos a estratégia de Polícia de Proximidade, onde, por mediação de conflito, os agentes municipais contornam as situações de crise e retomam a paz no local”, explica Caldeira.

Nos casos em que não houver a mediação de conflito, os responsáveis podem ser multados, cujo valor pode variar entre R$1500,00 até R$29 mil. Pode haver também, a apreensão do equipamento e a liberação ocorre somente após a quitação de débitos na Secretaria de Receita do município.

O comandante da Guarda Civil, Elias Cunha, orienta que as pessoas busquem sempre o melhor para o coletivo. “É importante que as pessoas busquem sempre o senso de cidadania, respeitando as normas de direito de vizinhança. Nosso objetivo não é a multa e apreensão do paredão, mas a conscientização das pessoas a buscar maior qualidade de vida nos bairros”, aponta Cunha.

O número da GCM para denúncias é o 153.
Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta