Suzano participa de capacitação em Coleta Seletiva e Logística Reversa

0
166

Ação faz parte do cronograma de atividades voltadas ao Meio Ambiente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente participou nesta terça-feira (08/06) de uma capacitação em Coleta Seletiva e Logística Reversa, promovida pela Câmara Técnica de Gestão Ambiental e Sustentabilidade do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). A ação faz parte do cronograma de atividades planejadas para o mês de junho, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no último sábado (05/06).

Na oportunidade, o prefeito de Suzano e presidente do consórcio regional, Rodrigo Ashiuchi, compareceu ao encontro virtual que contou com mais de 70 participantes entre gestores municipais e representantes de organizações de catadores de materiais recicláveis da região. “Em dez anos de Condemat demos passos importantes para uma sociedade mais sustentável na prática, a partir do andamento de políticas públicas de gerenciamento de resíduos. Nesse contexto, entendemos o papel da coleta seletiva e da valorização dos trabalhadores envolvidos nesta atividade, que é a efetivação deste caminho que percorremos na temática sobre o gerenciamento de resíduos sólidos em nossa região”, disse.

A reunião ainda contou com a presença da diretora suzanense e coordenadora-adjunta da câmara técnica, Solange Wuo, e com o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang. “É interessante ver essa preocupação conjunta dos municípios que, desde 2017, contam com a colaboração do Governo do Estado para o Plano Regional de Resíduos Sólidos, além desta capacitação que é uma atualização de uma oficina já aplicada antes da pandemia, assim agora garantindo oportunidade de mais pessoas participarem e atualizarem os conhecimentos”, explicou o titular da pasta.

O encontro apresentou um histórico e panorama da gestão de resíduos sólidos no Alto Tietê, bem como a atuação do consórcio, que há quatro anos promove a articulação junto a demais órgãos e entidades de interesse, como o Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS) e a Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA), vinculados à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima); a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat); e o Instituto de Energia e Ambiente (IEE-USP). A expectativa é de que a capacitação tenha prosseguimento nas próximas terças-feiras do mês de junho discutindo os instrumentos de apoio à sustentabilidade da coleta seletiva e da organização dos catadores.

Em Suzano

O cronograma da prefeitura de Suzano, em alusão ao mês do Meio Ambiente, prevê na próxima quinta-feira (10/06) uma apresentação técnica do sistema de licenciamento online para o Grupo de Trabalho da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Suzano (AEAAS). Ainda sobre este assunto, a secretaria realizará uma reunião on-line no dia 24 (quinta-feira) para profissionais interessados na área de atuação. A proposta do encontro é desmistificar o processo de aquisição do licenciamento ambiental no município, um procedimento que a administração municipal tem trabalhado para tornar cada vez mais ágil e eficaz.

Os animais domésticos também serão beneficiados neste mês. Novos mutirões gratuitos de castração estão previstos para acontecer nos dias 12 e 26 de junho (sábados). Os locais que sediarão a campanha ainda não foram definidos, mas os interessados devem efetuar cadastro prévio com o setor responsável por meio do telefone (11) 4745-2055. Após o registro, as equipes entrarão em contato para formalizar o agendamento.

O projeto virtual de adoção consciente “Baby, Me Leva!”, promovido pelo PlayPet com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Suzano, receberá melhorias. Isto porque a iniciativa municipal ganhará um site no dia 28 de junho (segunda-feira), fortalecendo a campanha permanente e ampliando o alcance dos trabalhos de combate ao abandono animal na cidade.

As equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente também participarão de treinamento acerca de prevenção e combate a incêndios florestais, por meio da Operação Corta Fogo, promovida pela Fundação Florestal do Governo do Estado de São Paulo.

Suzano ainda conta com um projeto permanente de incentivo ao plantio de mudas. O Disk Árvore, promovido pelo Viveiro Municipal Tomoe Uemura, pode ser acionado pelo número (11) 4749-3943. Após a solicitação, o munícipe deve aguardar a visita da equipe do Viveiro Municipal, que avaliará a melhor espécie a ser plantada no local. O serviço é realizado de forma gratuita e será intensificado neste mês.

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

 

Deixe uma resposta