Parceria com a UMC amplia o acesso à assistência odontológica

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu nas últimas semanas uma ação especial com alunos da Escola Municipal (EM) Ana Rita Gomes, no Jardim Margareth. O trabalho preventivo em Saúde Bucal faz parte de uma parceria com a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), que garante a aplicação do Tratamento Restaurador Atraumático (ART). O procedimento atendeu 32 crianças da unidade escolar, sendo alunos que ainda não haviam sido atendidos nos períodos anteriores.

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a atividade deste ano ocorreu na quadra da escola com um número reduzido de crianças, além do controle do fluxo de pessoas e do distanciamento mínimo entre os presentes. A ação vigorou do dia 20 de maio até a última quinta-feira (10/06), com agendamentos prévios.

De acordo com a dentista Desirée Cavalcanti, que faz parte da equipe de Saúde Bucal do município, o principal objetivo do atendimento é ampliar o acesso à assistência odontológica e educação em saúde aos escolares. “Fora do contexto de pandemia, este trabalho beneficiaria todos os alunos presentes porque entendemos que, por diferentes motivos, muitas vezes os pais deixam de levar as crianças para o atendimento odontológico nas unidades básicas de saúde. Então, esta atividade visa minimizar esse quadro e garantir mais qualidade de vida aos pequenos”, explicou.  

O Tratamento Restaurador Atraumático (ART), que remove o tecido cariado com instrumentos manuais, beneficiou as crianças com maior necessidade e vulnerabilidade e ainda aquelas que nunca passaram por esta experiência. “As crianças que atendemos ainda não tinham sido avaliadas por causa da pandemia. Todas aquelas em que foi observada necessidade, aplicamos o ART, que é uma modalidade minimamente invasiva. O trabalho contou com a ajuda da direção da escola que nos auxiliou no chamamento daqueles que mais necessitavam neste momento”, detalhou.

Antes da pandemia, a técnica vinha sendo usada com alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental de escolas municipais. Só em 2018, mais de 1,4 mil crianças foram atendidas. Para esta atividade, Suzano dispõe de um convênio com a UMC. A parceria promove a experiência de atendimento aos universitários do sétimo período em Odontologia.

Para o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a ação é enriquecedora para todos os envolvidos. “Esse é um belíssimo trabalho que já vem sendo desenvolvido em Suzano há alguns anos. Infelizmente, devido à pandemia, desde 2020 não conseguimos alcançar todas as crianças que gostaríamos. Mas seguimos fortes com esse compromisso para que em 2022 possamos garantir a ampliação deste atendimento tão importante para nossa comunidade”, disse.

Vale lembrar que a pasta ainda promove a campanha de prevenção ao câncer bucal, atendendo gratuitamente os cidadãos que comparecerem na Arena Suzano (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador) para a imunização contra a Covid-19. A avaliação visa detectar alterações e lesões suspeitas da doença, bem como o devido encaminhamento dos casos.  

Na oportunidade, o profissional poderá analisar e orientar os munícipes sobre o eventual acompanhamento necessário, contando com o auxílio do Centro de Especialidades Odontológicas disponível no município.   

Solidariedade

O trabalho no Jardim Margareth também mobilizou o caráter solidário dos alunos da UMC. Ao longo deste período de convivência com as crianças e suas famílias, os universitários realizaram uma “Gincana Solidária” com as demais turmas do curso superior. A ação arrecadou 162 itens alimentícios, 700 peças de roupas e cem brinquedos para doação.

 

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano 

Deixe uma resposta