Árvores na região da Avenida “Beira Rio” passam por avaliação técnica para saber se correm riscos de queda

0
392

Objetivo da ação é proteger os pedestres de sofrerem possíveis acidentes no local.

  • https://www.viassd.com/power-banks?product_id=366472

A Prefeitura de Paraibuna, por meio do Departamento Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente contratou uma empresa especializada em diagnóstico em árvores para fazer uma análise técnica completa sobre as reais condições das árvores situadas na Av. Dr. Carlos Guimarães (Beira Rio).

Segundo o Governo Municipal, o objetivo da ação é identificar quais espécies oferecem riscos de queda para a retirada segura, caso seja necessário, e assim proteger os pedestres que passam pela região central da cidade. De acordo com informações da Prefeitura, recentemente uma árvore caiu na própria Av. Beira Rio, próximo à Rodoviária, após uma forte ventania. “A realização desse trabalho é muito importante para sabermos quais árvores estão saudáveis ou não e assim preservarmos o máximo a segurança das pessoas que passam pelo local”, afirma o prefeito de Paraibuna, Vitão Miranda.

A Doctor Tree é a empresa responsável pelo levantamento técnico, trabalho que já está sendo executado e com o acompanhamento da equipe técnica do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente do Município (Casa da Agricultura).

Dentre as técnicas utilizadas pela Doctor Tree, destacam-se: TOMOGRAFIA SÔNICA – Utiliza a propagação de ondas sonoras no interior das árvores, dependendo da condição da madeira a velocidade do som será maior ou menor permitindo a avaliação de eventual dano estrutural; TOMOGRAFIA POR IMPEDÂNCIA ELÉTRICA – A árvore é submetida a uma pequena carga elétrica, dependendo da composição, da presença de danos e da umidade no tronco o campo elétrico terá uma variação de carga que permite avaliar eventual dano; PENETROGRAFIA – Instrumento eletrônico que possui uma finíssima broca (agulha) que quando inserida no interior da árvore permite medir a resistência exercida pela madeira durante a rotação e penetração.

VEJA A INFORMAÇÃO DESCRITA NO SITE DA DOCTOR TREE (www.doctortree.com.br), REFERENTE AO DIAGNÓSTICO EM ÁRVORES:

A presença de árvores seguras é um importante fator em áreas urbanas, existindo vários métodos para analisar a sua condição, sua estabilidade e determinar eventual risco de queda. O passo inicial de uma análise de risco é a análise visual (Visual Tree Assessment VTA), sendo que em algumas ocasiões, dependendo do defeito percebido, o uso de tecnologias mais avançadas se faz necessário para a elaboração de um laudo de excelência que assegure uma correta tomada de decisão.

A Doctor Tree oferece o serviço de diagnóstico em árvores com o uso das mais modernas tecnologias existentes, sempre com mão de obra qualificada, para apoiar na determinação de sanidade das árvores e se uma eventual presença de deterioração interna põe em risco a estabilidade estrutural da mesma.

Um laudo bem elaborado e com informações tecnicamente embasadas demostram ao cliente, morador ou usuário, o domínio teórico e prático do técnico o que fundamenta a tomada de decisão. Neste momento, o uso de tecnologias eletrônicas de inspeção, serve de apoio para a tomada de decisão de supressão, manutenção ou para indicativo de um manejo mais apropriado para um determinado indivíduo.

Outro aspecto importante na aplicação de métodos eletrônicos de análise é o de melhorar por parte do cliente, contribuinte ou usuário a compreensão dos motivos que levaram o técnico a indicar determinada ação, uma vez que todos os dados são sempre demonstrados numericamente, graficamente ou através de imagens, sempre utilizando técnicas minimamente invasivas e reconhecidas nacionalmente e internacionalmente.

Um ponto fundamental na análise de risco de queda de árvores urbanas é o que o técnico responsável siga protocolos, normas e procedimentos reconhecidos por instituições nacionais ou internacionais e utilize tecnologias testadas, asseguradas e indicadas nas normas técnicas relativas ao assunto.

  • https://www.viassd.com/smartphones?product_id=366281

Deixe uma resposta