Direito do Paciente é tema de aula inédita das Promotoras Legais

0
183
  • https://www.viassd.com/power-banks?product_id=366472

Assunto foi abordado pelo advogado especialista em Direito Médico e Hospitalar, Leonel Correia

A 16ª aula do curso de Promotoras Legais Populares, oferecido pelo Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), traz de maneira inédita a aula sobre “Direito do Paciente”, com o advogado especialista Leonel Correia. O debate foi compartilhado nesta terça-feira (22/06) às mais de 300 alunas pelo canal “TV Prefeitura de Suzano”, no Youtube (bit.ly/TVPrefeituradeSuzano).

Durante a explanação de aproximadamente 40 minutos, Correia trouxe um amplo panorama da relação entre paciente e médico, quais as dúvidas mais recorrentes e frisou que o cidadão não pode sair de uma consulta sem entender o que tem.

“Toda consulta médica é um ato no qual você, enquanto paciente, tem direito a informações claras. Você não pode sair da consulta sem entender o seu diagnóstico”, detalhou o especialista, ao complementar que o médico precisa explicar o quadro quantas vezes forem necessárias para tornar a informação compreensível ao enfermo.

Especialista em Direito Médico e Hospitalar e com extensão acadêmica em Direito Médico e Bioética, Correia compartilha a reflexão sobre a divulgação de informações a terceiros ou em redes sociais. “Caso você não tenha sido bem atendido ou tenha saído insatisfeito da consulta, recomendo que não poste na internet. Isso porque você pode reverter essa situação contra você, já que o médico pode entender como uso indevido da imagem e exposição desnecessária. Por isso, sempre busque a ouvidoria da unidade, o conselho de medicina e a Justiça. Você tem direito de gravar a consulta, mas use esse direito de maneira consciente”, reforçou.

Em sua carreira, o advogado também se tornou especialista em Direito Contratual pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Direito do Trabalho pela Escola Paulista de Direito (EPD). Além de ser membro da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB – Mogi das Cruzes.

Para a dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, é sempre um orgulho receber profissionais tão bem preparados para o curso. “Hoje temos um grande especialista elucidando os direitos do paciente. É importante lembrar que as relações entre médico e paciente se tornaram ainda mais frequentes neste turbulento período da pandemia do novo coronavírus. Por isso, trazer uma explicação tão densa sobre o assunto, como foi a explanação do Dr. Leonel, é essencial para os que buscam os serviços de saúde como para os profissionais da área”, finalizou.

As aulas do curso de Promotoras Legais Populares são gravadas de maneira exclusiva e são compartilhadas semanalmente, às terças-feiras, entre 17 e 19 horas. Os encontros seguem de maneira virtual e podem ser acompanhados também por pessoas que não estão inscritas no curso.

Crédito das fotos: Maurício Sordilli/Secop Suzano

  • https://www.viassd.com/smartphones?product_id=366281

Deixe uma resposta