Educação de Suzano promove nova edição do ‘Cola aí na live’

0
107
  • https://www.viassd.com/power-banks?product_id=366472

Segunda transmissão do programa abordou a invisibilização das pessoas que não são alfabetizadas 

A segunda edição do programa virtual “Cola aí na live!” foi ao ar na última terça-feira (30/06). O projeto, promovido pela Secretaria de Educação de Suzano, reuniu educadores, alunos e convidados para discutir sobre a invisibilidade das pessoas sem alfabetização. O evento é transmitido mensalmente por meio do canal do YouTube “TV Prefeitura de Suzano” (bit.ly/TVPrefSuz) e pela rede social oficial da administração municipal (https://pt-pt.facebook.com/prefsuzano).

O encontro conta com todos os recursos de acessibilidade como legendas, audiodescrição e tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras), de forma que todos possam acompanhar e se informar, independentemente de qualquer possível limitação.

Na ocasião, o titular da pasta, Leandro Bassini, recebeu a aluna Ana Júlia, do quinto ano da Escola Municipal Antônio Marques Figueira; a professora Renata Moraes, da Educação de Jovens e Adultos (EJA); e a boneca de pano Jana para uma conversa sobre todas as questões que envolvem a exclusão social de jovens e adultos analfabetos, onde estas pessoas são ignoradas pela sociedade e sofrem preconceito por sua capacidade intelectual, o que se reflete em menos oportunidades de emprego e de melhoria de vida.

Neste contexto marginalizado, a educação oferece protagonismo aos indivíduos, com a possibilidade de transpor essas barreiras e mudar sua realidade. Para aprofundar o assunto, Renata apresentou na live uma ação pedagógica promovida com a turma de EJA com a qual ela lecionou no ano passado. Com o apoio dos educadores, os alunos produziram um documentário chamado “Da invisibilidade social ao protagonismo educativo”.

A obra, que está disponível no Youtube (https://youtu.be/hkJ7EYoSFVg), traz a fala de inúmeros adultos em processo de alfabetização a respeito de suas dificuldades, os motivos pelos quais abandonaram a escola quando criança, suas expectativas e sonhos, que aos poucos se tornam realidade com o acesso à educação de qualidade e o acolhimento na rede municipal de ensino.

De acordo com a educadora, o contato recente destes alunos com o aprendizado resulta em uma importante melhora na autoestima e na emancipação de suas antigas limitações, criando autonomia intelectual. Ela ainda destacou que não tem sido fácil para nenhum estudante neste período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), principalmente para os mais velhos, então as equipes da pasta se empenham em planejar estratégias de acolhimento e ensino.

“Durante este período de atividades remotas surgiram muitas dificuldades. Houve todo um trabalho de orientação e, principalmente, de ajuste de horário, pois nossos alunos são mais velhos, então têm suas responsabilidades em casa, como questões familiares e trabalho. Por causa disso, há dificuldade para se programar. Para solucionar esta questão, estabelecemos um horário flexível, com atendimento fora do expediente da aula para acolher a todos”, disse.

Além da conversa, os participantes ainda responderam perguntas do público que os acompanhava pelas plataformas digitais e fizeram recomendações de conteúdos multimídia relacionados ao assunto, como filmes e livros. Na sequência, Bassini recebeu na transmissão o professor de educação básica Milson Almeida, que produziu no ano passado uma atividade lúdica com seus alunos sobre os super heróis da ficção e da história brasileira, destacando como figuras tão importantes não recebem tanto destaque como os astros da cultura pop. Por meio da brincadeira e dos desenhos, o educador encontrou um meio eficiente para compartilhar conhecimentos com os alunos, mesmo em aulas remotas.

O “Cola aí na live!” é um programa de transmissões ao vivo mensal, sendo sempre disponibilizado nas plataformas digitais da administração municipal. Ao longo do ano, cada edição terá um tema diferente de acordo com assuntos atuais e relevantes do universo da educação. A iniciativa é derivada do programa de atividades lúdicas “Cola Aí”, criado no ano passado pela Secretaria de Educação suzanense e veiculado na Rede TVT, no canal 44.1, toda sexta-feira às 17h30.

Bassini agradeceu a participação de todos e, acima de tudo, o empenho dos profissionais da educação e da equipe técnica da pasta neste momento tão desafiador de aulas remotas. Segundo ele, é graças ao compromisso de todos com o ensino de qualidade que se torna possível levar esperança e aprendizado para cada vez mais pessoas.

“O documentário feito por nossos alunos do EJA é incrível, são histórias de vida que fazem com que nós entendamos como todos são importantes para a sociedade. Há uma infinidade de pessoas que não damos o destaque merecido no dia a dia, mesmo sendo tão presentes na vida de todos. Assistam para entender como eles encontraram o protagonismo que tanto precisavam na educação. A todos os adultos da cidade que ainda não conseguem ler e escrever, faço um convite. Procurem uma de nossas unidades que ministram aulas de EJA e se matriculem. Todos serão acolhidos de forma muito carinhosa e atenciosa pelos nossos profissionais. A educação é libertadora”, ressaltou.

Crédito das imagens: Yuri Guilhermat/Secop Suzano

  • https://www.viassd.com/smartphones?product_id=366281

Deixe uma resposta