Prefeito de Suzano acompanha evento de lançamento do programa ‘SP+Consórcios’

0
139
  • https://www.viassd.com/power-banks?product_id=366472

Medida do governo do Estado estimula o fortalecimento dos consórcios intermunicipais e do empreendedorismo

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, participou nesta quarta-feira (30/06) de um evento do governo do Estado para o lançamento do programa “SP+Consórcios”. O plano inédito visa estimular a formação de parcerias por toda as cidades de São Paulo, de forma a potencializar o desenvolvimento regional e os consórcios intermunicipais com ações empreendedoras.

Os detalhes da nova medida de incentivo econômico foram apresentados durante encontro no Palácio dos Bandeirantes, no centro de São Paulo. A expectativa é que o programa integre ações de Secretarias Estaduais e órgãos da administração indireta, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A entidade inclusive já contratou 120 consultores para auxiliar na implementação de políticas públicas empreendedoras, trabalhando junto aos gestores municipais para reforçar a administração dos consórcios.

O “SP+Consórcios” tem a premissa de valorizar a comunicação e atuação conjunta dos municípios, para que superem suas limitações individuais, como questões orçamentárias e operacionais e, com isso, possam estimular o desenvolvimento econômico de suas respectivas regiões. Para isso, haverá desburocratização, inclusão produtiva, aprimoramento das compras públicas, fortalecimento de lideranças para gerir as ações intermunicipais e a implantação de um sistema de inspeção e inovação municipal. Além de impactar o cenário administrativo público, as ações propiciarão a construção de um ambiente de negócios mais funcional e ativo para as micro e pequenas empresas, incentivando práticas empreendedoras.

Com isso, o governo do Estado pretende estimular e acolher todos os grupos de cidades, se estruturando para adequar os consórcios e todas as frentes abrangidas no âmbito das políticas públicas estaduais. Entre os benefícios aos municípios participantes estão consultorias gratuitas, revisão do código de obras e alvarás de construção, compras públicas consorciadas, elaboração de projetos para captação de recursos e gestão de resíduos para consórcios. Outro destaque é uma linha de crédito específica da Desenvolve SP para melhorias regionais e implantação de programas do Governo do Estado.

“A iniciativa engaja a gestão pública e as lideranças locais e regionais no desenvolvimento integrado. Por meio dos consórcios, cada município ampliará o acesso às políticas públicas estaduais de melhoria de serviços aos cidadãos, geração de emprego e renda, cultura empreendedora e, principalmente, incremento da qualidade de vida”, enfatizou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

O diretor-superintendente do Sebrae SP, Wilson Poit, celebrou a parceria. “O propósito deste trabalho é a união de prefeituras na atividade consorciada pelo crescimento econômico. Se temos grupos de prefeituras que atuam em conjunto, damos escala às políticas públicas e, mais do que isso, aos resultados. Vamos trabalhar para fortalecer as lideranças e estimular a cooperação em regiões”, destacou.

Ashiuchi, que também representou na oportunidade o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), órgão que preside, destacou que esta é uma medida promissora e com grande potencial de impulsionar a região rumo ao progresso. “Com todo o apoio promovido pelo governo do Estado e pelo Sebrae, o empreendedorismo no Alto Tietê tem um futuro promissor pela frente. Trabalhamos constantemente para estimular nossa economia local e mantemos diálogo próximo entre os municípios do Condemat, então essa medida vem para fortalecer esse esforço e permitir que nós possamos ir ainda mais longe”, reforçou.

Crédito das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano

  • https://www.viassd.com/smartphones?product_id=366281

Deixe uma resposta