CSI de Suzano registra média de 43 ocorrências por mês

0
128
  • https://www.viassd.com/power-banks?product_id=366472

Segurança Cidadã divulga balanço ações do primeiro semestre 

A Central de Segurança Integrada (CSI) de Suzano encerrou o primeiro semestre com 262 ocorrências atendidas na cidade, registrando uma média de 43 casos mensais resolvidos com o auxílio do sistema de monitoramento. Os dados fazem parte do último balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã referente às demandas e ações executadas nos primeiros seis meses do ano.

Entre as ocorrências acolhidas, estão a identificação e apreensão de veículos roubados; no apoio à captura de indivíduos envolvidos com o narcotráfico; na identificação de suspeitos de roubos e furtos; bem como na captura de pichadores.

Os agentes responsáveis pelo acompanhamento trabalham com 76 câmeras de segurança de alta qualidade, que estão espalhadas na área central, no centro expandido, no Parque Maria Helena e no bairro Cidade Miguel Badra. A equipe ainda conta com o acesso a 32 equipamentos do Sistema Detecta, instalados nas entradas e saídas de Suzano em parceria com o governo do Estado. No total, são 108 aparatos de segurança usados como recurso para coibir irregularidades e preservar a integridade dos cidadãos.

Ainda no balanço dos seis primeiros meses de 2021, a Guarda Civil Municipal (GCM) também registrou média de 16 ocorrências diárias, totalizando 3.028 demandas de trabalho na primeira metade do ano de 2021. Já a Patrulha Maria da Penha, que desempenha um serviço especializado de proteção às vítimas da violência doméstica, registrou seis ocorrências e realizou o acompanhamento de 56 mulheres sob medida protetiva baseada na Lei Maria da Penha (Lei Federal 11.340/06).

Para o chefe da pasta, Elias Marques, os índices traduzem a proposta de trabalho traçada pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã. “Ao longo deste primeiro semestre, mesmo diante do evidente pico de casos do novo coronavírus (Covid-19) registrado em março, mantivemos nosso efetivo nas ruas em operações estratégicas. Além do apoio da CSI, neste ano contamos com os guardas da Ronda Ostensiva Motorizada (Romo). As motos têm conferido ainda mais agilidade ao atendimento das ocorrências verificadas”, garantiu.

Marques ainda destacou os impactos da pandemia nesses seis meses, que refletiram diretamente na atuação dos guardas. “Baseados nas medidas restritivas impostas pelo Plano São Paulo, buscamos intensificar o trabalho de fiscalização do cumprimento ao decreto municipal. Assim, atuamos em dezenas de operações voltadas ao combate a fluxos, pancadões e outras festas clandestinas que geram aglomeração e tiram o sossego da população. Pensando nisso, também lançamos o ‘Disk Aglomeração’, que pode ser acionado via aplicativo de mensagens WhatsApp pelo número (11) 99317-3821”, disse.

Um dos principais casos acompanhados em parceria com a Polícia Militar e demais setores de fiscalização da prefeitura foi uma festa clandestina realizada às margens da estrada dos Fernandes, no bairro Chácara Sete Cruzes, no final de março. No local, pelo menos 120 pessoas foram flagradas festejando, todas sem máscaras. “Estamos atentos e em permanente fiscalização das festas, sendo que algumas são agendadas por redes sociais e mobilizam parte dos jovens, muitos de fora da cidade. Esse tipo de atitude não será tolerado”, afirmou.

Além da fiscalização e combate a aglomerações, a pasta ainda atuou em inúmeras ocorrências de inibição ao tráfico de drogas, com especial destaque à cadela Mayla, do Canil da GCM. Só neste ano, a farejadora já colaborou com ao menos oito operações contra o narcotráfico. Graças ao seu faro apurado, mais de 3,5 mil invólucros de drogas foram retirados das ruas de Suzano. “A equipe do Canil, também sob tutela da comandante Rosemary Caxito da GCM, é mais um exemplo de sucesso na segurança suzanense. Seguimos firmes trabalhando por uma cidade mais segura, buscando mais qualidade de vida e bem-estar à população”, completou.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi parabenizou a secretaria e o comando da guarda lembrando ainda que, em breve, Suzano passará a contar com um novo equipamento de segurança. “Trabalhamos nos últimos detalhes de implantação da Base de Segurança Integrada (BSI), localizada no antigo coreto da Praça João Pessoa. A previsão é de que neste novo semestre a unidade passe a funcionar como uma extensão da CSI, responsável pelo monitoramento por câmeras, garantindo uma presença ainda maior da GCM no centro da cidade”, completou.

Créditos das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano, Mauricio Sordilli/ Secop Suzano e Wanderley Costa/Secop Suzano

  • https://www.viassd.com/smartphones?product_id=366281

Deixe uma resposta