Suzano abre inscrições para o Conselho de Política Cultural

1
39
  • https://www.viassd.com/power-banks?product_id=366472

Interessados em participar devem preencher o formulário virtual até o dia 4 de agosto

A Prefeitura de Suzano iniciou nesta quinta-feira (15/07) o cadastro para a formação da nova gestão do Conselho Municipal de Política Cultural. Os interessados em se candidatar devem fazer a inscrição até o dia 4 de agosto por meio do formulário virtual (bit.ly/Suzano-CMPC). Ao todo, são 16 vagas para a população, sendo oito para o cargo efetivo de conselheiro e as demais para a função de suplente.

Para participar, é preciso ter 18 anos ou mais, residir em Suzano e ser consumidor ou profissional do segmento. A escolha da nova equipe gestora será feita por meio da articulação de fóruns de usuários de cultura, divididos entre as regiões de Palmeiras, da Cidade Boa Vista e do centro. A composição também prestigiará a participação ativa dos artistas da cidade, com vagas destinadas a pessoas que façam parte das linguagens de música, artes cênicas, cultura popular, artes visuais e literatura e leitura. A eleição está prevista para os dias 7 e 14 de agosto.

O regulamento do processo de seleção da nova administração pode ser conferido no link bit.ly/CMPC-Regulamento. O Conselho Municipal de Política Cultural é um órgão composto por oito representantes do poder público e oito da sociedade civil, sendo um conselho consultivo, deliberativo, normativo, fiscalizador e avaliador das políticas públicas da cidade, prezando pela promoção, incentivo e fortalecimento do cenário cultural.

O órgão é regulamentado pela Lei Municipal nº 5.287, de maio de 2021, referente ao Sistema Municipal de Cultura, que integra as diretrizes nacionais, sendo a principal ferramenta das políticas públicas do segmento, estabelecendo mecanismos de gestão compartilhada com os demais entes federados e a população.

O secretário municipal de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, destacou a relevância do papel do conselho para o desenvolvimento e a valorização da classe artística do município. Segundo ele, o órgão promove a participação democrática dos vários segmentos da sociedade que integram este universo da cultura.

“A ideia é que todos que atuam com cultura ou tem interesse na discussão da política cultural participem. O conselho é um importante espaço de diálogo entre a administração municipal e a população. Por meio dele, podemos discutir e alinhar a aplicação de ações públicas com quem vive esta realidade e entende melhor do que ninguém os desafios existentes. O órgão virá para somar junto aos trabalhos da prefeitura na garantia de acesso à cultura e na difusão de ações culturais”, concluiu o chefe da pasta.

Crédito das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano

  • https://www.viassd.com/smartphones?product_id=366281

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta