Canil da GCM de Suzano participa de capacitação sobre práticas de busca

1
106
Canil da GCM de Suzano participa de capacitação sobre práticas de busca
  • https://www.viassd.com/power-banks?product_id=366472

Seminário reuniu agentes de várias cidades para apresentar técnicas de localização de pessoas com o auxílio de cães farejadores

 

O Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano participou na última sexta-feira (16/07) de um seminário sobre práticas de busca e localização de pessoas com o auxílio de animais de faro. O evento foi realizado por agentes de São Paulo e contou com a presença de diversas corporações da região e da Defesa Civil da cidade. As medidas auxiliarão em casos de pessoas desaparecidas, desastres com escombros e outras ocorrências.

 

Os palestrantes Esdras Lucas de Souza e André Lopes da Silva foram recebidos na sede da GCM de Suzano para instruir sobre novas técnicas de policiamento voltadas aos grupamentos de canil de forma a fortalecer a atuação das equipes pelos seus respectivos municípios. Na ocasião, os presentes foram instruídos sobre os métodos de manipulação de odores para treinar os cães farejadores na busca por pessoas. A capacitação permitirá que auxiliem em operações de identificação e localização de corpos humanos nos mais variados cenários.

 

O seminário contou com a participação de 31 agentes das GCMs de Suzano, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e Mogi das Cruzes, além da Defesa Civil local.

 

As práticas promovidas pelos palestrantes se somam ao trabalho constante do Canil da corporação suzanense, que é referência nacional no combate ao narcotráfico. Só neste ano, o grupamento já apreendeu mais de 3,5 mil invólucros de drogas em diversos bairros, durante ações onde a participação dos cães farejadores se mostrou essencial. Além dos resultados expressivos pelas ruas da cidade, o Canil já colaborou com agentes de outros municípios, como Mogi das Cruzes, em operações conjuntas para cumprimento de mandados de busca e apreensão.

 

O reconhecimento do trabalho realizado continua no Alto Tietê. Em dezembro de 2020, agentes e animais do Canil participaram da primeira edição do Torneio de Cães de Polícia em Nova Odessa (SP), evento que reuniu instituições de segurança pública de todo o País. Na oportunidade, a cadela farejadora Mayla, conduzida pelo GCM Ernandez José de Souza, foi campeã nacional na categoria faro, identificando em menos tempo os pacotes de drogas escondidos no circuito da competição, em um ambiente de campo aberto.

 

A comandante da corporação suzanense, Rosemary Caxito, parabenizou os instrutores pelo excelente conteúdo apresentado e agradeceu a presença de ambos, que dedicaram seu tempo para contribuir com a formação dos agentes da região. “Seminários como este fortalecem a atuação de nossos agentes pelas ruas, permitindo que tenham repertório para lidar com os mais variados contextos. Nossos cães farejadores são extremamente eficientes e disciplinados, sendo ativos no combate ao tráfico de drogas. Agora, com o conhecimento destas novas técnicas, também estarão aptos a auxiliar em buscas por pessoas, com base em odores humanos”, concluiu.

 

 

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

  • https://www.viassd.com/smartphones?product_id=366281

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta