• blank
    Clique e leia a Edição 190/21 do Jornal Folha 12 - 10 de Dezembro de 2021

Autoridades suzanenses solicitaram ao órgão a ampliação das estruturas de ensino da cidade

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, participou nesta quinta-feira (12/08) de um encontro regional com técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O evento reuniu autoridades e secretários de Educação de 51 cidades paulistas para discutir novas estratégias e medidas de fortalecimento das redes municipais de ensino. Na ocasião, o chefe do Executivo suzanense apresentou ao órgão novos pedidos de melhorias para os equipamentos públicos do município.

Com sede na Associação Cultural Suzanense Bunkyo, o encontro foi promovido com o intuito de reforçar a funcionalidade do Plano de Ações Articuladas (PAR), uma estratégia de planejamento na qual são apontadas as necessidades estruturais da rede pública de ensino para que, assim, os gestores possam obter assistência técnica e financeira adequadas do Ministério da Educação (MEC) e do FNDE.

Após a apresentação geral do projeto, foram realizados atendimentos individuais com as autoridades municipais presentes, que receberam orientação e aconselhamento da comissão de técnicos da Diretoria de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais (Digap) do órgão, composta por Paulo Roberto Aragão, Gabriel Medeiros, Darwin Lima e Garigham Amarante. 

Ao lado do titular da Educação suzanense, Leandro Bassini, e da assessora da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae), Carol Umebayashi, Ashiuchi apresentou aos representantes do FNDE novos pedidos de liberação de recursos para investir na melhoria dos equipamentos públicos de ensino em Suzano.

A expectativa é promover a construção de novas creches, ampliar salas de aula de instalações já existentes, efetuar reformas em escolas, garantir quadras cobertas aos alunos e mais ônibus escolares para a frota municipal. Os locais a serem contemplados ainda estão sendo decididos pela pasta de Educação junto à Upae, em processo de planejamento estratégico, tendo em vista a capacidade de acolhimento de cada local e os pontos prioritários, em maior necessidade. O FNDE tomou ciência da solicitação e realizará análise técnica.

Em sua fala, o chefe do Executivo suzanense reforçou a importância de ampliar e modernizar as estruturas públicas de ensino, que deram início neste mês ao acolhimento presencial dos alunos, após mais de um ano de portas fechadas. “Temos uma grande preocupação neste momento em garantir todas as condições necessárias para que as crianças suzanenses possam ter acesso a um ensino de qualidade, com toda a estrutura adequada para recebê-los. Foi uma reunião extremamente produtiva e instrutiva, principalmente acerca dos detalhes do PAR. Em breve daremos prosseguimento ao diálogo que teve início aqui, visando beneficiar os inúmeros estudantes da cidade”, concluiu.

Estiveram presentes no evento prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários, bem como a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Suzano, Larissa Ashiuchi; o chefe de Gabinete, Afrânio Evaristo; os deputados estaduais André do Prado, Marcos Damásio e Dirceu Dalben; e os deputados federais Marcio Alvino, Katia Sastre, Luiz Carlos Motta e José Augusto Rosa.

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Deixe uma resposta