• blank
    Clique e leia a Edição 190/21 do Jornal Folha 12 - 10 de Dezembro de 2021

Operação marca o início da vacinação do público menor de idade

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quarta-feira (19/08) o primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 para os adolescentes da cidade, tendo os jovens de 16 e 17 com comorbidades e/ou deficiências como principal público-alvo desta etapa. A operação garantiu a imunização de 120 suzanenses menores de idade, beneficiando ainda outros 1.638 adultos que ainda não haviam tomado a primeira dose. Quanto à segunda aplicação, 3.539 foram atendidos. Este último grupo segue em acolhimento nesta sexta-feira (20/08) nos três polos de vacinação, a partir das 8 horas.

De acordo com balanço da pasta, a maior demanda de atendimento nesta quarta-feira (19/08) foi registrada no polo central da cidade, localizado na Arena Suzano (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador), que recebeu 3.353 pessoas no ginásio e no sistema drive-thru, sendo 695 na primeira dose e 2.658 na segunda.

O Centro Cultural de Palmeiras (travessa Crispim Adélino Cardoso, nº 42, na Vila Júlia), que é referência para o distrito, acolheu 794 munícipes para a primeira aplicação e 295 para a segunda. Já o Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Souza Candido (rua Teruo Nishikawa, 570 – Jardim Gardênia Azul), na região norte, garantiu 269 aplicações na primeira dose e 586 na segunda.      

Para o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a data marca uma nova etapa na vacinação, que pela primeira vez chega ao público menor de idade em Suzano. “Começamos com um público pequeno, de 16 e 17 anos com comorbidades e/ou deficiências. A ideia é de que a campanha avance nas próximas semanas com grupos ainda mais jovens, mas sempre priorizando aqueles que apresentam quadro de comorbidade. Em breve, todos os demais adolescentes serão imunizados, estamos trabalhando para isso. Assim como também estamos empenhados na aplicação da segunda dose”, afirmou.

Os adultos que se enquadram nesta última situação, aguardando a segunda dose conforme aprazamento até o dia 22 de agosto, poderão buscar atendimento nesta sexta-feira (20/08). O acolhimento estará disponível nos três polos mencionados anteriormente, das 8 às 17 horas, e com horário estendido até as 19 horas na Arena Suzano, que também vai dispor do sistema drive-thru até as 17 horas. A entrada de veículos ocorre pela avenida Brasil.

Para tomar a segunda dose, basta o munícipe apresentar documento original com foto, CPF e o cartão de vacinação adquirido na primeira etapa. Até o momento, a cidade contabiliza 198.025 pessoas imunizadas contra a Covid-19, sendo 89,87% da população adulta estimada em 220.330 habitantes. Do total de vacinados, 62.689 já completaram a segunda etapa e 7.547 receberam a imunização em dose única.

O quadro com datas e orientações sobre a vacinação na cidade pode ser acessado pelo link bit.ly/CronogramaVacinaSuzano, disponível na página inicial do site www.suzano.sp.gov.br. Vale reforçar que cada grupo tem especificidades, sendo exigidos diferentes itens comprobatórios para cada situação, além da documentação de praxe estipulada para ambas as etapas. 

Todas as informações também são diariamente atualizadas nas redes sociais da municipalidade, no Facebook (www.facebook.com/prefsuzano) e no Instagram (www.instagram.com/prefeituradesuzano). Em caso de dúvidas, o telefone da Vigilância Epidemiológica é (11) 4745-2035 .

Créditos das fotos: Maurício Sordilli/Secop Suzano e Wanderley Costa/Secop Suzano

Deixe uma resposta