Educação de Suzano promove novo encontro do ‘Cola aí na live’

0
36

Quarta transmissão do programa abordou a importância de fortalecer a acessibilidade para Pessoas com Deficiência 

A quarta edição do programa virtual “Cola aí na live!” foi ao ar na última terça-feira (31/08). O projeto, promovido pela Secretaria de Educação de Suzano, contou com a participação de representantes da Organização Não Governamental (ONG) Escola da Gente – Comunicação em Inclusão. O tema central do diálogo foi a acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PCDs).

Na ocasião, o titular da pasta, Leandro Bassini, dialogou com a boneca de pano Jana e os convidados da ONG a respeito da busca pela acessibilidade plena para garantir educação a todos, além das novas tecnologias que fortalecem este trabalho de inclusão. A organização é uma referência internacional em comunicação a serviço da inclusão e desde 2002 promove metodologias, programas e projetos para fortalecer o acesso de grupos vulneráveis, como PCDs, a seus direitos essenciais, como o ensino de qualidade.

A fundadora da ONG, Claudia Werneck, e os membros Alan Pereira e Carolina Godinho também compartilharam os trabalhos que eles têm desempenhado ao longo dos últimos anos, em especial o aplicativo “Vem CA”. A plataforma digital conecta pessoas que precisam de acessibilidade a atividades culturais que oferecem estas condições, como teatro com língua de sinais, cinema com áudio descrição, ou o próprio programa da Secretaria Municipal de Educação, por exemplo.

Desde seu lançamento, em maio, o “Cola aí na live!” conta com diversos recursos de acessibilidade, como legendas, audiodescrição e tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras), de forma que todos possam acompanhar e se informar, independentemente de qualquer possível limitação.

Na oportunidade, a agente municipal de apoio à pessoa com surdez, Cláudia Oliveira, e a audiodescritora Nara Monteiro também comentaram sobre suas experiências profissionais junto às Pessoas com Deficiência, com foco em atender todas as necessidades específicas deste público e permitir que possam entender e interagir com os mais variados contextos. 

Por fim, a fundadora da Escola da Gente anunciou a doação de novos livros para a rede municipal de ensino, por meio do projeto de teatro acessível da ONG. “Estamos muito honrados pelo convite e trabalhamos para que prefeituras que defendem a inclusão, como a de Suzano, recebam estes materiais, de modo que eles façam mais sentido e ganhem ainda mais vida nas mãos das crianças e jovens”, afirmou.

Bassini agradeceu a participação de todos e reforçou o compromisso da administração municipal em ampliar os recursos e estruturas de acessibilidade na cidade, em especial na rede municipal de ensino. “Estar com vocês e ouvir sobre suas ações foi um grande aprendizado, além, claro, de servir de estímulo para que possamos futuramente trazer algumas destas práticas inovadoras para o cotidiano das escolas. A educação é um direito básico de qualquer cidadão e seguimos empenhados em garantir que ela alcance a todos”, concluiu.

Os interessados em acompanhar o bate-papo do “Cola aí na live!” na íntegra podem acessar a gravação por meio do canal do YouTube “TV Prefeitura de Suzano” (bit.ly/TVPrefSuz) e pela rede social oficial da administração municipal (https://pt-pt.facebook.com/prefsuzano). O evento é transmitido mensalmente e já tem um próximo encontro marcado para o dia 28 de setembro, às 19 horas.

Acessibilidade nas escolas

A Prefeitura de Suzano tem realizado diversos investimentos nos últimos anos para tornar o ambiente escolar cada vez mais acessível a todos. Com isso, muitas escolas já contam com rampas de acesso nas entradas, nas salas de aulas e nos banheiros, além de marcações no chão para deficientes visuais. As obras de acessibilidade seguem em andamento para atender toda a rede municipal. A Secretaria de Educação suzanense ainda oferece curso básico de Libras para funcionários públicos de diversas secretarias, capacitando-os para melhor atender toda a população.

Além disso, a rede municipal de ensino passou a contar recentemente com uma nova tecnologia de acessibilidade para alunos com deficiências físicas, intelectuais ou paralisia cerebral. Os novos Teclados Inteligentes Multifuncionais (TiX) contribuem para o aprendizado das crianças suzanenses e beneficiarão todas as unidades de ensino da cidade. A princípio, cerca de 60 crianças serão atendidas com o recurso, com possibilidade de expansão caso novas demandas sejam identificadas.

Crédito das imagens: Yuri Guilhermat/Secop Suzano

Deixe uma resposta