Prefeito acompanha inauguração do Núcleo de Práticas Jurídicas

0
48

Espaço da Faculdade Piaget inicia atividades e oferecerá auxílio jurídico gratuito para a população

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, participou da inauguração do novo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faculdade Piaget, na noite desta segunda-feira (30/08). O espaço possibilita que os seus estudantes do curso de Direito possam oferecer atendimento jurídico gratuito à população. O serviço começa a funcionar em setembro e os interessados deverão realizar agendamento junto à instituição.

Na ocasião, o diretor-geral da unidade, Marcus Rodrigues, e a coordenadora de Direito, Solange Tomiyama, apresentaram a estrutura do local e os detalhes de seu posterior funcionamento. Por meio do NPJ, os alunos poderão colocar seus conhecimentos teóricos em prática e prestar suporte às pessoas que precisam de ajuda jurídica ou têm dúvidas relacionadas à constituição. Atualmente, a unidade conta com mais de 250 alunos.

O evento teve participação direta da subseção suzanense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que realizou o credenciamento do espaço para as atividades. A entidade foi representada na cerimônia por seu presidente, Wellington Santos. Além da apresentação, o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Jeferson Moreira de Carvalho, também foi convidado para palestrar a respeito do acesso à justiça e da prática jurídica.

Diversas autoridades e profissionais da área marcaram presença na cerimônia, entre eles os secretários municipais de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto; de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo; e de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira; bem como o chefe de Gabinete, Afrânio Evaristo; o presidente da Guarda Mirim de Suzano, Eduardo Raffoul, e os ex-prefeitos Marcelo Candido e Junji Abe.

Após prestigiar a inauguração, Ashiuchi parabenizou os gestores da faculdade pela iniciativa e destacou a importância do núcleo, tanto para os futuros advogados como para a população. “Este é mais um espaço aberto para prestar apoio gratuito e especializado às comunidades, buscando sempre promover a cidadania. Agradeço o acolhimento e o diálogo constante de todos da Piaget, entre alunos, professores e colaboradores. Nossa expectativa é que este novo Núcleo de Práticas Jurídicas possa contribuir para enriquecer a formação dos futuros advogados suzanenses e beneficie diversas pessoas com orientações e informações de qualidade”, concluiu.

Parceria

A parceria entre a Prefeitura de Suzano e a Faculdade Piaget tem beneficiado a população há mais de dois anos com a oferta de serviços gratuitos aos moradores. Além do atendimento do NPJ, a instituição também conta com uma Clínica de Saúde, que disponibiliza acolhimento aos cidadãos em fisioterapia, com direito a consultas e reabilitação. As ações são realizadas por universitários sob supervisão de profissionais.

Outra conquista da parceria foi o Centro de Treinamento de Ginástica Artística, inaugurado em 2019, que já atendeu centenas de crianças matriculadas para aulas da modalidade na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. O local, que faz parte do campus da faculdade, complementa o atendimento realizado no Complexo Poliesportivo Paulo Portela e permite que mais suzanenses tenham acesso ao esporte de forma totalmente gratuita, com estrutura adequada para a prática.

Crédito das fotos: Maurício Sordilli/Secop Suzano

Deixe uma resposta