Prefeitura de Suzano realiza atividade de conscientização contra queimadas

0
32

Ação em parceria com os Bombeiros visa a prevenção de focos de incêndio

A Prefeitura de Suzano realizou nesta terça-feira (31/08) um trabalho de conscientização contra queimadas no município. A atividade, em parceria com o Corpo de Bombeiros, tratou de garantir informação qualificada à população suzanense, abordando a prevenção a incêndios, os danos que as queimadas trazem à saúde e ao meio ambiente, orientações sobre como agir em caso de emergência, além das denúncias e penalidades aplicadas aos infratores da Lei Municipal nº 5.147/2018, que dispõe sobre a proibição de queimadas no município.   

A ação ocorreu em frente ao Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa (rua Baruel, 501 – centro) e contou com a presença do prefeito Rodrigo Ashiuchi. “A administração municipal tem grande preocupação com a questão das queimadas. Ao longo dos últimos anos verificamos o agravamento dessas ocorrências em todo o País, sobretudo nos períodos mais secos do ano, com a ausência de chuvas. Em Suzano, enxergamos essa necessidade no último mês. Além do prejuízo ambiental, percebemos o impacto nas condições de saúde, principalmente do sistema respiratório. Precisamos agir, intensificando as ações em setembro e prevenindo novos casos”, reforçou.

O trabalho intersetorial foi integrado pelas equipes da Controladoria Geral do Município, da Defesa Civil, do setor de Fiscalização de Posturas, das secretarias municipais de Saúde e de Meio Ambiente, além do Corpo de Bombeiros. A atividade apresentou materiais informativos e garantiu acesso a uma página exclusiva no site oficial da Prefeitura de Suzano (www.suzano.sp.gov.br) sobre o combate a queimadas no município. 

De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros, Marcos Vinícius Carbonel, a união é fundamental para a conscientização do público. “Contamos com o importante apoio dos setores da Prefeitura de Suzano nessa mobilização contra as queimadas. O trabalho dos bombeiros é incansável e, especialmente neste período do ano, percebemos um aumento significativo de ocorrências que devem ser evitadas. E isso só acontece mediante a informação. A população precisa conhecer os fatores de riscos que levam à queimada e quais são as penalidades sujeitas na cidade, que conta com legislação específica para isso”, lembrou.

A atividade também foi acompanhada pelos diretor da Defesa Civil de Suzano, Antonio Wenzler; pelo secretário municipal de Segurança Cidadã, Elias Marques; pelo chefe de Gabinete da Prefeitura de Suzano, Afrânio Evaristo; pelo assessor estratégico da Controladoria Geral do Município e presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), César Braga; pela diretora técnica de Meio Ambiente, Solange Wuo; pela agente fiscal de posturas, Juliana Itto, e outros colaboradores da administração suzanense. 

Vale lembrar que, em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil podem ser acionadas pelos telefones 193 ou (11) 4748-5394 . Denúncias também podem ser reportadas à Ouvidoria Geral do Município (0800-774-2007 ) e ao setor de Fiscalização de Posturas (11 4745-2046 ). Em Suzano, a Lei Municipal nº 5147/2018 estipula multa de até R$ 17.300,00 aos infratores. Mais informações podem ser obtidas em bit.ly/SuzanoContraQueimadas.

 

Crédito das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano

Deixe uma resposta