GCM de Itaquá celebra o Dia do Guarda Civil

0
46
GCM de Itaquá celebra o Dia do Guarda Civil

O Dia do Guarda Civil é comemorado nacionalmente em 3 de setembro e a equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba tem motivos para celebrar. Entre eles, a criação da Guarda Ambiental, por meio do decreto 7.898, de 20 de janeiro deste ano, e o aniversário de 461 anos de emancipação da cidade, no próximo dia 8.

Desde o início do ano, a Guarda já realizou operações desarticulando o tráfico em diversos pontos da cidade, os pancadões e fluxos que tiravam o sossego da população, além de contar com a ronda da Patrulha da Mulher.
Os atendimentos desses profissionais estão além da segurança urbana, pois os mesmos auxiliam a população com informações, orientações e, ainda, com gestos simples como atravessar a rua. Esse trabalho de proximidade é realizado com as equipes que integram a Força Azul da GCM.
De acordo com o secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira, a equipe está preparada para atender todo tipo de ocorrência. “Nossos guardas passam por treinamentos constantes, por isso, estão à postos em qualquer situação. Até parto já fizeram.”

Criada em 14 de maio de 1998, por meio da Lei nº 1.746, pelo prefeito Antonio Carlos Mendonça, o Toninho da Pamonha, a GCM atua na cidade com a ROTAM (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas), ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), Canil, Guarda Ambiental e Ronda de Proteção à Mulher.

Com sede inaugurada recentemente na Vila Virgínia, o espaço já recebeu a Guarda de cidades vizinhas para treinamentos. Um local estruturado para o aperfeiçoamento dos policiais municipais que atuam em todas as frentes de segurança no município.

O prefeito Eduardo Boigues destacou a importância do combate ao crime. “Nossa cidade tinha uma imagem muito negativa por causa dos altos índices de criminalidade, mas essa realidade já mudou. Ainda estamos em um processo, mas o crime vai ser cada vez mais oprimido, devolvendo liberdade ao cidadão”, finalizou.

O telefone para denúncias é o 153.

Fotos: Verônica Ribeiro

Deixe uma resposta