Ações de prevenção a enchentes são intensificadas

0
32
Ações de prevenção a enchentes são intensificadas

Agentes municipais realizam a limpeza e desassoreamento de diversos pontos da cidade

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, deu continuidade nesta quinta-feira (09/09) às ações de limpeza e de desassoreamento pela cidade. O objetivo da iniciativa é fortalecer o combate e a prevenção a enchentes em áreas que podem ser afetadas durante os períodos de chuvas intensas.

Na ocasião, as equipes da administração municipal deram início aos trabalhos no Ribeirão das Palmeiras, curso d’água que passa pelos bairros Recanto Feliz, Vila Julia e Vila Real Santista. Com o uso de escavadeira hidráulica, os agentes estão desassoreando a extensão do local para garantir o livre fluxo de água e evitar que seu nível eventualmente suba e afete o cotidiano dos moradores.

As valas de drenagem que atendem a região do Jardim Belém também estão sendo contempladas com o intensivo de limpeza. As estruturas são responsáveis por captar água pluvial de diversos bairros próximos, como o Jardim Portugália e o Jardim Nazaré, e escoá-la para o rio Tietê.

Para além destes dois locais, as atividades de desassoreamento seguem em andamento no rio Jaguari, que corta a região norte da cidade. No momento as equipes atuam em um trecho próximo ao Jardim Fernandes, com previsão de conclusão ainda para este mês. Os trabalhos tiveram início em julho e contemplam 4,4 quilômetros do rio. Outro 1,3 quilômetro já havia sido atendido meses antes por meio de iniciativa do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). Até o momento, mais de 14,2 mil metros cúbicos de sedimentos e vegetação já foram retirados de sua extensão.

O titular da pasta, Samuel Oliveira, destacou que estes trabalhos são realizados de forma constante por toda a cidade, se estendendo para além do período de chuvas e sem prazo de conclusão. Segundo ele, o que se dá no momento é a intensificação destas medidas, para evitar o acúmulo de sedimentos e resíduos nos canais de escoamento de água e nos próprios leitos dos rios. A medida segue cronograma da administração municipal e deve atender outros pontos da cidade já identificados previamente.

Em paralelo aos trabalhos de limpeza e desassoreamento de rios, córregos e valas de drenagem, a pasta mantém um cronograma intensivo de serviços urbanos para evitar possíveis alagamentos pelos bairros. O mutirão de zeladoria da administração municipal, que circula pela cidade aos finais de semana, é responsável pela limpeza de bueiros e redes de drenagem de água pluvial das comunidades, bem como pela substituição de estruturas danificadas. Atualmente, as equipes estão concentrando esforços na região norte.

“Com base em um planejamento estratégico, nós atuamos de forma preventiva ao longo de todo o ano para garantir a segurança e o bem-estar da população. Graças a isso, evitamos os riscos de enchentes e outros imprevistos, mesmo com a elevação no nível d’água. Diversos bairros já foram contemplados pelo mutirão de zeladoria, e outros rios, como o Guaió e Taiaçupeba-Mirim, também já foram beneficiados este ano. Seguimos ampliando o alcance de nossas ações para atender outras áreas já identificadas previamente”, explicou o secretário municipal.

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Deixe uma resposta