Ferraz de Vasconcelos promove ações de prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo

0
58
Ferraz de Vasconcelos promove ações de prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo

Neste mês ocorre em todo o país uma grande sensibilização sobre a prevenção ao suicídio e valorização da vida na campanha do Setembro Amarelo. Em Ferraz de Vasconcelos, a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Santo Antônio promoveu uma palestra para os usuários do serviço com abordagem sobre a depressão, forma de acolhimento e quais são as possibilidades de encaminhamento.

Durante esses dias são intensificadas ações e alertas sobre pessoas que estejam passando por um momento difícil e que tenham inclinação em acabar com a própria vida. A técnica de enfermagem, Paula de Brito Souza, foi uma das palestrantes. Ela relatou que a UBS recebe muitos casos de pessoas que já atentaram contra a vida ou que estão em depressão. “Precisamos ter acolhimento e também falar sobre o assunto com mais abrangência. Temos uma grande incidência de casos de depressão em adolescentes, mas hoje há muitos adultos com mais de 30 anos que precisam de ajuda. Com a pandemia, o desemprego e muitas portas se fechando tem muitas pessoas que não aguentam essa pressão toda”, disse Paula.

A UBS também confeccionou uma caixinha na qual os participantes puderam deixar recados para que as pessoas que precisarem de uma palavra amiga ou de incentivo pudessem pegar. Essa é uma das formas de acolhimento que é desenvolvida na unidade.

No dia 20, o Centro de Saúde II (CSII) Mário Margarido irá realizar dois debates com o tema: depressão e suicídio na adolescência. Os encontros terão como público alvo alunos da rede estadual, pais e responsáveis.

Deixe uma resposta