Prefeitura de Ferraz lança projeto “Famílias Fortes” em parceria com o governo federal

0
64
Prefeitura de Ferraz lança projeto “Famílias Fortes” em parceria com o governo federal

Gerenciado pela Secretaria de Cultura e Turismo, a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos deu início ao projeto do governo federal “Famílias Fortes” no último sábado (11), na Estação Cidadania e Cultura. A iniciativa foi criada pela Secretaria Nacional da Família e visa o bem-estar dos integrantes a partir do fortalecimento de seus vínculos e do desenvolvimento de habilidades parentais e sociais. O lançamento contou com a presença da prefeita Priscila Gambale e a deputada federal Katia Sastre.

O município foi escolhido para desenvolver o projeto piloto e sete encontros semanais serão destinados às famílias com filhos entre 10 e 14 anos. Durante as reuniões, pais e filhos se reúnem em salas diferentes. Dessa forma, os responsáveis são ensinados a esclarecer as expectativas com base no desenvolvimento de crianças e adolescentes, a usar práticas disciplinares apropriadas e gerenciar emoções fortes em relação aos filhos, além do aprimoramento da comunicação de maneira efetiva.

Já os filhos aprendem habilidades para interação pessoal e social, como ter metas que deem sentido à vida, seguir regras, reconhecer as dificuldades e qualidades dos pais, lidar com a pressão dos amigos, saber identificar modelos positivos e ajudar os outros.

Segundo a prefeita Priscila Gambale, a implementação do programa é de grande relevância para a população ferrazense. “O ‘Famílias Fortes’ fará a diferença na vida de muitas famílias, além de fortalecer os vínculos das relações com ações preventivas. Agradeço a deputada Katia Sastre por auxiliar a estruturação das famílias ferrazenses e acreditar e confiar em nosso município”, destacou a chefe do Executivo.

Após o primeiro momento, pais e filhos se reúnem e praticam as habilidades que aprenderam independentemente, trabalham na comunicação e resolução de conflitos e se envolvem em atividades para aumentar a coesão familiar e o envolvimento positivo dos filhos na família.

Cabe destacar que para a condução dos encontros, os facilitadores dispõem de um manual, que detalha todas as atividades e o tempo de cada uma, e de vídeos que abordam os temas a serem trabalhados com as famílias.

Também estiveram presentes na ocasião os secretários Rosemeire Crossi, Robson Xisto e Adriane Alcantara, de Cultura e Turismo, Assistência Social e Educação, respectivamente.

Deixe uma resposta